• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2008.tde-19052009-163154
Documento
Autor
Nome completo
Edna Lucia Martins Dantas
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Machado, Regina Stela Barcelos (Presidente)
Coutinho, Rejane Galvão
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Título em português
Intercâmbio cultural cidade-campo: uma experiência de ensino da arte em um assentamento do Movimento dos Sem-Terra e uma escola pública da cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Arte-educação
Artes plásticas
Escola pública
Intercâmbio cultural
Letramento
Movimento dos Sem-Terra
Resumo em português
A presente dissertação relata uma experiência de intercâmbio cultural entre educandos de uma escola pública da cidade de São Paulo e educandos de um assentamento do Movimento dos Sem Terra na cidade de Itaberá-SP, por meio da arte, da leitura e da escrita, baseada em teorias de ensino-aprendizagem em educação e arte. Esta proposta, inspirada no Programa Escolas-Irmãs (uma vertente da Mobilização Social do Programa Fome Zero do Governo Federal), visa conhecer como os educandos da cidade e do campo se expressam, através da arte, da leitura e da escrita, mediante a troca de correspondências, e possibilitar aos educandos uma integração e respeito mútuo. A iniciativa do projeto de intercâmbio partiu do ensino da arte e ocorreu no decorrer do ano letivo de 2007, sem envolvimento com toda a comunidade escolar, portanto trata-se de um recorte sobre o ensino da arte e apenas aponta um caminho que não se esgota nesta pesquisa.
Título em inglês
Cultural exchange city-countryside. The teaching of art between the MST and a public school in the Sao Paulo city, in a spiral of learning
Palavras-chave em inglês
Art education
Arts
Cultural exchange
Literacy
Public school
Sem-Terra Movement
Resumo em inglês
This dissertation reports an experience of cultural exchanges between students of a public school in the Sao Paulo city and students of a Landless Movements settlement in the city of Itaberá-SP. Through art, reading and writing, based on theories of teaching-learning in education and art. This proposal, based on the Schools Program-sisters (one aspect of the Zero Hunger Programs Social Mobilization from Federal Governments), is known as the students from the city and the field are expressed through art, reading and writing, through the exchange of correspondence, and enable to students integration and mutual respect. The exchange project initiative started the teaching of art and occurred during the academic year of 2007, without involvement with the entire school community, therefore it is a cut on the teaching of art and only shows a path that goes beyond this search.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
5064290.pdf (538.71 Kbytes)
Data de Publicação
2009-07-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.