• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-26112011-144422
Documento
Autor
Nome completo
Norma Maria Mobilon
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Mubarac, Luiz Claudio (Presidente)
Bagolin, Luiz Armando
Buti, Marco Francesco
Título em português
Cor e imagem impressas: desdobramentos de um estudo em azul
Palavras-chave em português
Azul
Cor
Duração
Gravura
Imagem
Metal
Resumo em português
Esta dissertação é parte inseparável da caixa-portfólio na qual encontra-se anexada, cujo conteúdo, constituído de quinze estampas originais em pequenas dimensões, apresenta-se como uma síntese da produção visual (em torno de oitenta estampas) realizada no período de 2006 a 2010. Tendo como suporte a gravura em metal, a produção desdobrou-se a partir do embate entre a cor e a imagem impressa. Ao utilizar a cor impressa  a partir dos azuis com foco em sua luminosidade e opacidade, produziu-se um local singular para imagem, que se encontra imersa na vibração da cor. Ao transitar pelas luminosidades limítrofes dos azuis e de suas intensificações, passando pelas penumbras violáceas até os negros; ao imprimir imagens e planos sobre a semiescuridão, encontramos vestígios de luz, vestígios de imagens. Há uma proposição perceptiva em andamento que conduz o olhar a uma experiência temporal. Nesses locais luminosos onde a imagem se oculta, quase desaparece e às vezes se ausenta podemos refletir sobre o papel da imagem nos campos de cor.
Título em inglês
Cor e imagem impressas: desdobramentos de um estudo em azul
Palavras-chave em inglês
Blue
Color
Engraving
Image
Metal
Time
Resumo em inglês
This dissertation is an inseparable part of the portfolio box in which it is attached, whose contents consist of fifteen original prints in small sizes which presents itself as a synthesis of visual production (around eighty prints) conducted from 2006 to 2010. Having the engraving as a support, the production unfolded as a result from the clash between the color and the print image. By using the color  printed from the blue  with a focus on its luminosity and opacity, there has been a natural place for the image, which can be found immersed in the vibration of color. While transiting the luminosities of the blue border and its enhancements, passing through the violet shadows to blacks, and plans to print pictures on the demi-darkness, we find traces of light and traces of images. There is a perceptual proposition in progress that leads the eye to a temporal experience. In such places where the bright image is hidden, almost disappears and sometimes is absent, we can reflect about the role of image in the fields of color.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-02-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.