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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2011.tde-22082011-143952
Documento
Autor
Nome completo
Clarissa Ribeiro Pereira de Almeida
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Prado, Gilberto dos Santos (Presidente)
Donati, Luisa Angélica Paraguai
Laurentiz, Silvia Regina Ferreira de
Silva, Tania Regina Fraga da
Sogabe, Milton Terumitsu
Título em português
Instantes de metamorfose: o coletivo como processo; o processo como sistema
Palavras-chave em português
Antenarrativas
Arte digital
Artes visuais
Auto-organização
Complexidade
Criacao artistica
Emergência
Entrelaçamento quântico
Espaços estoricizados
Processo criativo
Sistemas complexos adaptativos
Resumo em português
O trabalho coletivo em artes digitais define uma pratica que implica a interacao de diversos atores em processos de criacao que podem ter caracteristicas generativas. Na presente tese, propomos a construcao de um olhar a partir da complexidade para estudar esses processos como sistemas complexos adaptativos. A especificidade esta relacionada ao conceito de espacos estoricizados artificio para desenhar uma rede de significados emergentes, a partir das inter-relacoes entre os elementos do sistema. A adocao dessa perspectiva implica a integracao da auto-observacao ao sistema, dando ao complexo auto-organizado, visibilidade de si partindo do fluxo de informacoes para a construcao de memorias e imagens transitorias, no limiar entre impressao e imaginacao.
Título em inglês
Instants of Metamorphosis: The collective as process; the process as system.
Palavras-chave em inglês
Antenarratives
Collective creative processes in digital arts
Complex adaptive systems
Complexity
Emergence
Quantum Entanglement
Self-organization
Storied spaces
Resumo em inglês
Collective work in digital arts defines a practice, which entails an interaction of various actors in creative processes, which may have generative features. In the current theses, we propose the construction of a point of view from complexity to study these processes as complex adaptive systems. The specificity in this work is related to the concept of storied spaces an artifice to design a network of emergent meanings from the inter-relations amongst elements of the system. The adoption of this standpoint implies integrating self-observation into the system, granting visibility of itself to the self- organizing complex from the flow of information to the construction of memories and transitory images on the threshold between impression and imagination.
 
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Data de Publicação
2011-08-24
 
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