• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-06062018-113448
Document
Auteur
Nom complet
Isis Ferreira Gasparini
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Grossmann, Martin (Président)
Kyriakakis, Georgia Evangelos de Almeida
Spaniol, José Paiani
Titre en portugais
Vértices/Vetores: Lugares e trajetos do olhar no espaço do museu
Mots-clés en portugais
Arquivo
Corpo
Instalação
Museu
Público
Resumé en portugais
Esta pesquisa compreende uma reflexão teórica e uma produção em artes que pensa a complexidade do olhar e os fluxos do corpo do espectador dentro do museu. Busca compreender os dispositivos que determinam o movimento e o comportamento do público nos espaços expositivos e estabelece um diálogo com obras de outros artistas que também têm o museu como questão. O processo de construção da obra parte de um arquivo pessoal com imagens, registros sonoros e outros materiais coletados em museus. A pesquisa se desdobra na instalação Vértices|Vetores, proposta ao Espaço das Artes da USP. Essa obra ressignifica imagens e sons apropriados desse arquivo, articulados com projeção de luz. A dissertação assume o formato de um livro de artista, uma caixa-arquivo composta de cinco cadernos, nos quais se articulam reflexões teóricas, anotações do processo e uma leitura da obra. Parte da pesquisa é também compartilhada na seção "Rede" da plataforma on-line do Fórum Permanente.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Archive
Body
Installation
Museum
Public
Resumé en anglais
This research comprises a theorical reflection and production in arts that looks up to the complexity of the sight and the expectator's body flows inside the museum. It aims to understand the 'dispositifs' that determines the public's movement and behavior in the exhibition spaces and sets a dialogue with other artists' work which also have the museum as a matter. The process of the work construction starts with a personal archive with images, sound records, among other materials collected in the museum. The research develops into the Vertices/ Vectors, proposed to the arts space at USP. This work reinforces images and sounds appropriated from this archive, articulated with light projection. The dissertation is set up like an artist's book, a file-box composed by five brochures, in which theoretical reflections, process notes and a commentary about the work are articulated. Part of the research is also shared on the section "Rede" of the on-line platform of the Fórum Permanente.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
IsisGasparinitese.pdf (27.20 Mbytes)
Date de Publication
2018-06-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.