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Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Mario Augusto Ossent Del Nunzio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Costa, Rogério Luiz Moraes (Presidente)
Brito, Maria Teresa Alencar de
Falleiros, Manuel Silveira
Obici, Giuliano Lamberti
Silva, Lilian Campesato Custódio da
Título em português
Práticas colaborativas em música experimental no Brasil entre 2000 e 2016
Palavras-chave em português
colaboração
improvisação
indeterminação
música experimental
relações interpessoais
Resumo em português
Neste trabalho são observados processos de trabalho envolvidos na criação musical dentro do que se pode chamar de música experimental, observando, particularmente, o trabalho de alguns grupos brasileiros realizado entre os anos de 2000 e 2016. O trabalho é dividido em três partes: na primeira, estabelece-se um contexto, por meio de uma discussão do termo "música experimental", da observação de práticas históricas e de uma análise das condições dessa produção no Brasil no período citado. Na segunda, são abordadas práticas desenvolvidas por alguns grupos / coletivos (Artesanato Furioso, Brechó de Hostilidades Sonoras, Circuito de Improvisação Livre, Hrönir, Orquestra Errante, QI) bem como práticas associadas ao tema nas quais o autor do trabalho participou, especialmente durante o período da pesquisa (2013-2016), junto a diversos artistas e grupos. Na terceira, são feitas reflexões sobre algumas características de tais práticas, trazendo à tona questões relacionadas a autoria, especificidade, identidade individual e coletiva, oralidade e relações de trabalho
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
colaboração
collaboration
experimental music
improvisação
improvisation
indeterminação
indeterminacy
interpersonal relations
música experimental
Resumo em inglês
In this thesis, the work processes involved in musical creation are observed within what may be called experimental music, observing, in particular, the work of some Brazilian groups between the years 2000 and 2016. The thesis is divided in three parts: in the first part, a context is established, through a discussion of the term "experimental music", the observation of historical practices and an analysis of the conditions of this production in Brazil within the above mentioned period. The second part deals with practices developed by some groups (Artesanato Furioso, Brechó de Hostilidades Sonoras, Circuito de Improvisação Livre, Hrönir, Orquestra Errante, QI) as well as practices in which the author of the work participated, especially during the research period (2013-2016), along a few artists and groups. In the third part, reflections on some characteristics of such practices are made, raising questions related to authorship, division of labor, identity, orality and specificity.
 
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Data de Publicação
2017-09-05
 
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