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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2011.tde-02092015-144609
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Tomimura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Zani Netto, Amilcar (Presidente)
Martin, Mauricy Matos
Ballestero, Luiz Ricardo Basso
Título em português
Robert Schumann e o Dichterliebe - aproximação e distanciamento na unidade poético-musical
Palavras-chave em português
Dichterliebe
interpretação musical
Robert Schumann
Resumo em português
Este estudo sobre o ciclo de canções Dichterliebe opus 48 de Robert Schumann aponta para uma série de procedimentos composicionais que evidenciam o estreito vínculo entre os léxicos poético e musical, a relação do compositor com a estética do fragmento e a excepcional complexidade da escrita schumanniana na construção do ciclo. Nesse sentido e fazendo uso da análise de cada canção, o trabalho trata das características idiomáticas de Schumann no intuito de compreender, de forma mais profunda, o processo composicional do Dichterliebe. O estudo analítico intenta dar suporte às questões de ordem interpretativa. Aspectos da hermenêutica na análise como a interação da memória musical, construção de estados psicológicos sugeridos pelo texto e amplificados pela música, interferências e transmutações dos códigos literário e musical são tratados de forma primacial, na busca de uma abordagem coerente que possa servir de parâmetro para uma interpretação, favorecendo tanto a execução como uma escuta ativa, ainda que tal interpretação seja passível de discussões e novas interpretações.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Dichterliebe
musical interpretation
Robert Schumann
Resumo em inglês
This is a study on Robert Schumann's song cycle Dichterliebe opus 48. It points to a series of compositional procedures which emphasize a close link between Schumann's poetical and musical lexicon, his relation with the aesthetics of fragment and the extraordinary complexity of his writing in composing the cycle. In this regard, through an analysis of each song, this work addresses Schumann's idiomatic features to provide a deeper understanding of his compositional process in Dichterliebe. The analytical study aims at supporting interpretative issues. Special attention is devoted to some aspects of hermeneutics in analysis -- such as musical memory interaction, construction of psychological states suggested by the text and amplified by the music, interference and transmutation of musical and literary codes. This is done in the pursuit of a coherent approach which will serve as a pattern for interpretation, being helpful for both performance and active listening, although such interpretation might be the subject of discussions and new interpretations.
 
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Data de Publicação
2015-09-10
 
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