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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2009.tde-27102010-142724
Documento
Autor
Nome completo
Flavio Apro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Seincman, Eduardo (Presidente)
Gloeden, Edelton
Lima, Sonia Regina Albano de
Montagnari, Eduardo Fernando
Monteiro, Eduardo Henrique Soares
Título em português
Folias de Espanha: o eterno retorno
Palavras-chave em português
Artes
Folias de Espanha
História da Música
Tema e Variações
Violão
Resumo em português
Esta tese focaliza a trajetória do tema musical Folias de Espanha, que constitui um dos mais notáveis fenômenos na musicologia devido à sua permanente recorrência na História da Música. Nosso objetivo foi ampliar o escopo interdisciplinar de estudo e de reflexão musicológica através da compreensão da utilização do tema na História da Música e sua historiografia, a fim de enriquecer o horizonte de nossa prática acadêmica. A Folias de Espanha é uma melodia simples e de caráter enigmático que surgiu em Portugal no início do século XVI como uma dança selvagem popular das ruas que teve sua estrutura rítmica e harmônica modificadas ao passar pela Espanha. Da península ibérica, migrou para a Itália e foi levada por guitarristas italianos à corte francesa, transformando-se ali em uma dança majestosa. Sua história a partir desse itinerário é complexa e reflete sua grande popularidade, pois ela ainda constitui grande fonte de inspiração para diversos compositores, desde nomes consagrados como Bach, Beethoven e Liszt, até trilhas compostas para filmes comerciais. Outros temas musicais apresentam a mesma recorrência histórica, como por exemplo, o hino católico Dies Irae do século XIII ou o tema do Capricho N.24 de Paganini, mas a retomada da Folias de Espanha como tema musical é a mais recorrente na História da Música.
Título em inglês
Folias de Espanha: o eterno retorno
Palavras-chave em inglês
Arts
History of Music
Spanish Folias
Spanish Guitar
Theme and Variations
Resumo em inglês
This thesis focuses on the trajectory of the theme Spanish Folias, which is one of the most remarkable phenomena in musicology due to its permanent recurrence in music history. Our goal was to broaden the scope of interdisciplinary study and musicological reflection through the understanding of the use of the theme in music history and its historiography, in order to enrich the horizon of our academic practice. The Spanish Folias is a simple melody with enigmatic character that first appeared in Portugal in the early sixteenth century as a wild popular street dance that had its rhythmic and harmonic structure modified by passing through Spain. From the Iberian Peninsula, it traveled to Italy and was taken by Italian guitarists to the French court, becoming into a majestic dance. Its history starting from this itinerary is complex and reflects its great popularity, since it still constitutes a great source of inspiration for several composers, since renowned names such as Bach, Beethoven and Liszt, until soundtracks composed for commercial movies. Other musical themes display the same historical recurrence, as for example, the XIII century catholic hymn Dies Irae or Paganinis Caprice N.24, but the resuming of Spanish Folias as musical subject is the most recurrent in the History of Music.
 
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914211.pdf (5.07 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
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