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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2014.tde-10112014-144929
Documento
Autor
Nome completo
Vicente Casanova de Almeida
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Lucas, Monica Isabel (Presidente)
Kühl, Paulo Mugayar
Stasi, Marcello
Título em português
Monteverdi e o Stile Concitato: uma poética guerreira no oitavo livro de Madrigais de 1638
Palavras-chave em português
Monteverdi
Oitavo Livro de Madrigais
Stile Concitato
Resumo em português
Este trabalho apresenta uma investigação acerca do Oitavo Livro de Madrigais de 1638, de Claudio Monteverdi (1567-1643), obra oferecida à Sacra e Cesárea Majestade Imperador Ferdinando III, ascensionado ao trono máximo do Ocidente em 1637. São delineados o contexto histórico que envolve a obra bem como questões relativas à publicação e dedicatória da coleção de madrigais. É apresentada também uma análise de seu prefácio segundo preceptivas retóricas do gênero demonstrativo ou epidíctico que revelam chaves discursivas e importantes e tópoi que são substanciais para o entendimento da questão ética e patética em música. Tais questões incidem diretamente nas diretrizes performáticas previstas por Monteverdi para realização do stile concitato, procedimento musical encontrado nos Madrigali Guerrieri. Também é realizada uma exegese do textos poéticos dos madrigais onde é revelada a figuração do Eros guerreiro e militante contemplado nas elegias de Propércio e Ovídio bem como nos livros de emblemas amatórios do XVI XVII. Por último, procura-se demonstrar que o stile concitato e seus procedimentos peculiares são dispositivos de ornato dos afetos sugeridos pelos textos dos madrigais, manejados habilmente na música do compositor.
Título em inglês
Monteverdi and the Stile Concitato: a warrior poetics in the Eight Book of Madrigals of 1638
Palavras-chave em inglês
Eight Book of Madrigals
Monteverdi
Stile Concitato
Resumo em inglês
The present work is an investigation about Claudio Monteverdi's (1567-1643) Eight Book of Madrigals of 1638, offered to the Sacre and Cesarean Majesty of the Emperor Ferdinand III, ascended to the Ocident high throne in the year 1637. We trace the work historical context and the questions about its publication and dedicatory. We present an analysis of its preface according to the rethoric prescriptions of the demonstrative or epidictic genre which reveals significant discoursive keys and tópoi to the comprehension of the ethical and pathetical matter in music. These questions directly affect Monteverdi's performatic guidelines in his stile concitato, a musical procedure found inside the Madrigali Guerrieri. We also do an exegesis of the poetic texts of the madrigals where is revealed the warrior and militant Eros figuration conceived in Propertius and Ovid's elegies as well as in the amatory emblem books of XVI and XVII centuries. Finally, we intend to demonstrate that the stile concitato and its procedures are embellishment devices of the affects of the poetic texts in the madrigals, artfully managed in the composer music.
 
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Data de Publicação
2014-11-10
 
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