• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2012.tde-31082015-152343
Documento
Autor
Nome completo
Paula Chagas Autran Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho (Presidente)
Betti, Maria Silvia
Puglia, Daniel
Título em português
Teoria e prática do seminário de dramaturgia do Teatro de Arena
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
Este estudo pesquisa o Seminário de dramaturgia do Teatro de Arena, que ocorreu entre os anos de 1958 e 1961, na cidade de São Paulo. A partir da recuperação crítica da história do Seminário serão analisados os procedimentos de pesquisa formal ali empreendidos, que resultaram na produção de sete peças levadas à cena no período. O Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena forma uma geração de artistas que consolida a modernização do teatro brasileiro também no campo da dramaturgia. Sua importância histórica e cultural se dá não só no âmbito da história do teatro, mas no da cultura brasileira como um todo. Sua influência decorre não apenas dos trabalhos dos melhores autores ali surgidos, como Vianinha e Guarnieri, e suas criações estéticas, mas também de um arsenal crítico que contribuiu para a criação de ações culturais politizadas como as do CPC (Centro Popular de Cultura) e forneceu modelos para a crescente produção cinematográfica e televisiva. Assim, o estudo dos debates, do contexto e das peças do Seminário se faz essencial para a melhor compreensão da história recente da cultura brasileira no que se refere ao desenvolvimento dos seus padrões de representação dramatúrgica
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
This study investigates the Seminary of Dramaturgy of the Arena Theater (Teatro de Arena) during the years between 1958 and 1961 in the city of São Paulo. The procedures of a formal research there outlined from a critical recovery of the history of the Seminary which resulted in the production and staging of 7 plays at that time will beanalyzed. The Seminary of Dramaturgy of the Arena Theater draws up a generation of artists that also consolidates the modernization of the brazilian theater in the dramaturgy field. Its historical and cultural importance occurs in the history of theater as well as in the brazilian culture. Its influence not only derives from some of the pieces written by the best artists from there emerged such as Vianinha and Guarnieri , from their esthetic creations but also from a critical arsenal that contributed for the creation of cultural politicized actions such as CPC (Popular Culture Center) and supplied models for the increasing production of cinema and television. Therefore the study of the debates, contexts and plays of the Seminary is essential for a better comprehension of the recent history of brazilian culture regarding the development of dramaturgic representation standards.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-09-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.