• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-16122011-000016
Documento
Autor
Nome completo
Leonel Martins Carneiro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Ramos, Luiz Fernando (Presidente)
Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de
Xavier, Gilberto Fernando
Título em português
A atenção e a cena
Palavras-chave em português
Atenção
Ator
Cena Teatral
Espectador
Hugo Munsterberg
Resumo em português
Esta pesquisa consiste em um estudo da atenção na cena teatral. Para embasar teoricamente a pesquisa foi feito um levantamento das teorias postuladas pela ciência da atenção em toda a sua interdisciplinaridade, em especial dos estudos de Hugo Munsterberg (2004), nos quais pela primeira vez a atenção aparece como conceito operatório para a análise do trabalho do ator em sua relação com o espectador. Partindo deste panorama inicial foi proposta uma revisão dos escritos de Stanislávski (2010), Brecht (1967), Kracauer (2009), Benjamin (1985), Lehmann (2007), Desgranges (2009) e Rancière (2010), demonstrando a importância da atenção em seus escritos e esclarecendo os pontos de vista de cada um destes teóricos sobre o tema. Baseado nesse conhecimento, o terceiro capítulo estuda a atenção na prática das atrizes Isabel Teixeira e Julia Lemmertz nos espetáculos Rainhas: duas atrizes em busca de um coração e Maria Stuart. Intercalando o que foi assistido e os discursos das atrizes sobre a atenção buscou-se mapear os procedimentos utilizados por elas para lidar com a atenção, seja a sua ou a do espectador e, o grau de consciência envolvido nesta operação. Por fim, de posse deste material, realizou-se uma experiência prática pautada pela atenção, do treinamento até a apresentação, tendo em vista aferir a eficácia da atenção como método de criação da cena, submetido a diferentes percepções dos espectadores.
Título em inglês
A atenção e a cena
Palavras-chave em inglês
Actor
Attention
Audience
Hugo Munsterberg
Theater
Resumo em inglês
This research consists in a study on the issue of attention at the theatrical scene. The theoretical basis for the research was a survey of the theories postulated by the science of attention, taking its interdiciplinarity into account, especially of Hugo Munsterbergs (2004) studies, in which, for the first time, the attention appears as an operative concept for the analysis of the actor's work in its relationship with the audience. From this initial scenario was proposed a review of the writings of Stanislavski (2010), Brecht (1967), Kracauer (2009), Benjamin (1985), Lehmann (2007), Desgranges (2009) and Rancière (2010), demonstrating the importance of the attention in their thought and clarifying their views on the subject. Based on that knowledge the third chapter studies the attention in the practice of the actresses Julia Lemmertz and Isabel Teixeira in the performances Rainhas: duas atrizes em busca de um coração and Maria Stuart. Considering the interweaving of the scenes and the speeches of the actresses, it was made a map of procedures that they had used to deal with the attention and to understand the level of consciousness necessary in this operation. Finally, with all this material in hands, a practical experience guided by attention issue, from the training to the presentation, was carried out. The purpose of this experience was to check the effectiveness of attention as a creative method for the theatre in different conditions of audience.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-05-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.