• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-14092016-114027
Document
Auteur
Nom complet
Ivan Delmanto Franklin de Matos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Betti, Maria Silvia (Président)
Martins, José Batista Dal Farra
Puglia, Daniel
Silva, Anderson Gonçalves da
Simões, Cibele Forjaz
Titre en portugais
A dramaturgia negativa: dialética trágica e formação do teatro brasileiro
Mots-clés en portugais
Capitalismo
Dialética
Drama burguês
Drama moderno
Dramaturgia
Teatro
Teatro Épico
Teoria Crítica
Resumé en portugais
Esta tese sobre a história da dramaturgia no Brasil tomou como pressuposto a ideia de formação, inspirada na obra de Antonio Candido, Formação da Literatura Brasileira, que é caracterizada por definir, no campo das letras nacionais, a ambivalência que marca nosso processo de constituição cultural, marcado pelo empréstimo de formas artísticas importadas em desajuste com a realidade histórica local. Procuramos traçar o percurso de formação de uma dramaturgia nacional identificando os limites e avanços deste processo de aclimatação das formas e gêneros de origem europeia, escolhendo objetos de análise específicos, a saber, obras e autores considerados como "momentos decisivos". Partimos da hipótese de que, no âmbito teatral, os "momentos decisivos" desta formação são aqueles influenciados pelos conceitos europeus (formulados pelo crítico Peter Szondi) de drama burguês, drama moderno e de teatro épico, que, no entanto, ao serem incorporados pelos autores teatrais brasileiros geraram formas híbridas, "arruinadas" e desajustadas em relação aos modelos originais. Consideramos que tal importação, assolada por um processo histórico também ele altamente contraditório e desigual, gerou entre nós diversas manifestações teatrais fraturadas, que poderiam ser contempladas por um conceito ampliado de tragédia. Procuraremos identificar, nestes momentos decisivos, diversas manifestações de uma certa dialética trágica que, não obstante sua diversidade, poderia caracterizar esse processo de formação como capaz de gerar obras tão dilaceradas quanto o tecido social que lhes corresponde.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Bourgeois drama
Capitalism
Critical Theory
Dialectics
Dramaturgy
Epic Theater
Modern drama
Theater
Resumé en anglais
This thesis on the history of dramaturgy in Brazil explores the idea of formation, inspired by Antonio Candido's work Formação da Literatura Brasileira (Brazilian's Literature Formation), which is known in the national literary field for defining the ambivalence that exists in our cultural constitution process, and is characterized by the influence of imported artistic forms imbalanced with local historical realities. We seek to trace the development of a national dramaturgy, identifying the boundaries and advances in the acclimation process of European forms and genres, by selecting key analytical pieces, namely works and authors considered to be "turning points". We hypothesize that these decisive moments are the ones influenced by the European concepts of bourgeois drama, modern drama and epictheater formulated by the critic Peter Szondi; by incorporating such concepts, Brazilian playwrights have generated hybrid forms, "ruined" and misfits of the original models. This thesis considers how such importation - coupled with a highly contradictory and uneven historical background - has generated amongst us several fractured theatrical manifestations that could be categorized under a broader concept of tragedy. We will seek to identify, from these decisive moments, indications of a certain tragic dialectic and how it, not withstanding its own diversity, could characterize this formation process capable of generating new works as lacerated as the social fabric to which they correspond.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-09-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.