• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2015.tde-14072015-121751
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Bassi de Moura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Viana, Fausto Roberto Poço (Presidente)
Munari, Luiz Americo de Souza
Telesi, Silvia Fernandes da Silva
Wajnman, Solange
Xavier, Ismail Norberto
Título em português
A direção e a direção de arte
Palavras-chave em português
cenografia
direção
Direção de arte
figurino
Luiz Fernando Carvalho
Resumo em português
O diretor de arte é um profissional relativamente recente nas equipes cinematográficas quando tomado em relação a outros profissionais como os diretores de fotografia, por exemplo. Disto resulta um menor reconhecimento de sua função no mercado de trabalho, uma frágil noção de suas competências pelos outros profissionais do meio muitas vezes, e um menor espaço destinado à formação deste profissional nas universidades. Em virtude destes problemas, fez-se necessária esta pesquisa que visa esclarecer quais as responsabilidades deste profissional tão próximo à direção. Tão próximo que surge a dúvida - quem estabelece a linguagem plástica de uma obra audiovisual, o diretor ou o diretor de arte? Sendo assim, a hipótese desta tese é provar que um bom diretor, um diretor pleno, concebe a sua obra já em imagens e, nestes casos, o diretor de arte tem o papel de executar tecnicamente ou propor soluções que correspondam às coordenadas do diretor. Para investigar esta questão, serão empreendidas análises de seis obras do diretor Luiz Fernando Carvalho: Lavoura Arcaica (2001), Os Maias (2001), Hoje é dia de Maria (2005), Capitu (2008), Afinal, o que querem as mulheres? (2010) e Meu pedacinho de chão (2014). O diretor e as obras foram escolhidos justamente por sua complexidade visual, consistindo em excelente material de pesquisa para desvendar este assunto.
Título em espanhol
-
Palavras-chave em espanhol
dirección
Dirección de Arte
escenografía
Luiz Fernando Carvalho
traje
Resumo em espanhol
El director de arte es un profesional relativamente reciente en equipos cinematográficos cuando se toma en relación con otros profesionales, como los directores de fotografía, por ejemplo. Esto se traduce en un menor reconocimiento de su papel en el mercado de trabajo, un sentido frágil de sus habilidades por otros profesionales en el medio ambiente, muchas veces, y un menor espacio para la formación de estos profesionales en universidades. Debido a estos problemas, era necesario que esta investigación tiene por objeto aclarar las responsabilidades de esta persona tan cerca de la dirección. Tan cerca que surge la pregunta - que determina el lenguaje visual de una obra audiovisual, el director o el director de arte? Por lo tanto, la hipótesis de esta tesis es demostrar que un buen director, un director lleno, ve a su trabajo ya en imágenes y en estos casos, el papel del director de arte es realizar técnicamente o proponer soluciones que responden a las coordenadas del director. Para responder a esta pregunta, los análisis se llevarán a cabo en seis obras director Luiz Fernando Carvalho: Lavoura Arcaica (2001), Os Maias (2001), Hoje é dia de Maria (2005), Capitu (2008), Afinal, o que querem as mulheres? (2010) y Meu pedacinho de chão (2014). El director y los trabajos fueron simplemente elegidos por su complejidad visual, que consiste en material de investigación excelente para desentrañar esto.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-07-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.