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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2012.tde-08032013-145415
Documento
Autor
Nome completo
Tácito Freire Borralho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Ana Maria de Abreu (Presidente)
Beltrame, Valmor
Costa, Felisberto Sabino da
Godoy, Marcio Honorio de
Martins, Marcos Aurélio Bulhões
Título em português
O Teatro do Boi do Maranhão: brincadeira, ritual, enredos, gestos e movimentos
Palavras-chave em português
Bumba-meu-boi
Dança
Maranhão
Teatro
Teatro de Animação
Resumo em português
O Bumba-meu-boi do Maranhão tem sido objeto de estudo de disciplinas voltadas para o Folclore e também das Ciências Sociais, como a Antropologia e a Sociologia que, além de um registro etnográfico, investigam os aspectos da organização social ou diferentes estruturas organizacionais do Boi (como brincadeira, ritual e espetáculo). Embora alguns componentes teatrais tenham sido levantados nesses estudos (como a teatralidade cômica, a musicalidade, a estrutura das comédias e o desenvolvimento da linguagem literária), estes não caracterizam uma pesquisa voltada para o Boi como fato teatral. No presente trabalho, com a utilização de uma abordagem qualitativa e aplicação da etnometodologia como suporte de investigação teórica, foi possível confirmar a existência de duas formas de teatralização no espetáculo que é o Bumba-meu-boi. Os dados empíricos indicam características que distinguem esse Teatro do Boi como Teatro de Animação (apresentando-se com técnicas mistas) e como teatro Ritualístico, contemplando, assim mesmo, em suas encenações, um diálogo com outras linguagens artísticas. Além disso, os resultados dessa investigação reforçam a relevância do conjunto de saberes que se evidencia com a existência de conhecimentos construídos a partir da reflexão e prática dessa expressão artística. As análises dessas práticas permitiram que fossem elaboradas partituras de gestos e movimentos a partir da identificação de estruturas sob as quais as encenações desse Teatro do Boi e suas personagens são construídas.
Título em inglês
The theater of the Boi do Maranhão - game, ritual, plots, gestures and movements
Palavras-chave em inglês
Animation Theater
Bumba meu boi
Dance
Maranhão
Theater
Resumo em inglês
The Bumba meu boi do Maranhãoo has been an object of study in subjects approaching Folklore as well as Social Sciences like Anthropology and Sociology which, besides an ethnographic record, they investigate the aspects of the Social organization or different organizational structures of the "Boi" (like game, ritual and show). Although some theatrical elements have been researched in these studies (like comical theater, the musicianship, the structures of the comedies and the development of literary language), they do not characterize a research focused on the "Boi" as a theatrical fact. In this work, through a qualitative approach and application of ethno methodology as a support for a theoretical investigation, it was possible to confirm the existence of two forms of theatricality in the "Bumba meu boi" show. The empirical data indicate distinguishing characteristics in the Boi Theater as Animation Theater (performing with mixed techniques) and as Ritualistic theater, contemplating, so, a dialogue with other artistic languages in its production. In addition, the results from this investigation reinforce the relevance of the amount of knowledge that can be observed with the existence of knowledge built from the reflection and practice of this artistic expression. The analysis of these practices allowed that scores of gestures and movements were made from the identification of structures under which the productions of this Boi Theater and these characters are built.
 
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Data de Publicação
2013-03-08
 
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