• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-03022016-160234
Documento
Autor
Nome completo
Patrícia Freitas dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho (Presidente)
Betti, Maria Silvia
Matsunaga, Priscila Saemi
Título em português
Pedagogia da atuação: um estudo sobre o trabalho teatral de Augusto Boal no exílio latino-americano
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
A pesquisa visa ao estudo e análise das peçasde Augusto Boal produzidas no exílio em Buenos Aires entre os anos de 1971 e 1976, como referências para uma compreensão do conjunto de suas atividades artísticas em um período de mudanças. Tal fase, marcada por deslocamentos por países da América Latina, como Uruguai, Peru, Argentina e Chile, retrata, no plano da prática teatral, a urgência na procura de uma dramaturgia capaz de dar continuidade ao debate cultural paralisado pelo AI-5 e pelo banimento. Sua produção, que passa a ser ainda mais teorizante e pedagógica, elaborada em um momento de grande repressão política e cultural - não só no âmbito nacional, mas em toda a América Latina, - surge em diálogo com a desarticulação da esquerda nos países latinos. É um momento em que o teatrólogo busca novas formas interpretativas e artísticas capazes de suscitar a possibilidade de transformação social. A pesquisa procura, assim, debater os impasses que caracterizaram a nova posição do artista de teatro engajado naqueles cinco anos em que Boal ensaia diversas formas de atuação política através da arte.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
This study aims to analyze Augusto Boal's plays written in Buenos Aires between the years of 1971 and 1976, as a key reference to the understanding of his theatrical activities in a period of political changes. These five years, during which Boal travelled to Latin American countries, such as Uruguay, Peru, Chile and Argentina, setted in the theatrical practice the urgency in the search of a dramaturgy capable of maintaning the cultural debate which had been repressed since 1968. Boal's theoretical and pedagogical work is created in a moment of strong political and cultural repression in Latin American. It is a moment when Boal searches for new interpretative and artistic forms capable of creating the possibility of social changing. This reaserch aims, then, to debate the deadlock that characterized the left-wing artist's position in those five years in which Boal rehearses different forms of political action through art.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-02-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.