• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2015.tde-24112015-104357
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Marcelo Solér
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de (Presidente)
André, Carminda Mendes
Betti, Maria Silvia
Merisio, Paulo Ricardo
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Título em português
O campo do teatro documentário: morada possível de experiências artístico-pedagógicas
Palavras-chave em português
Ação Artística
Cinema Documentário
Pedagogia do Teatro
Teatro Documentário
Resumo em português
A presente tese se apoia no estudo do campo ocupado pelo que se designa como teatro documentário, com a certeza da necessidade de trabalhar com um termo agregador, mas sem a intenção de criar rótulos ou de estabelecer uma tipologia sistemática e ordenadora. À procura de conceitos ricos em conteúdo histórico, defende-se a opção consciente por se documentar, o consequente trabalho com dados não ficcionais e a percepção por parte do espectador da natureza documentária do discurso como os princípios que norteiam as produções que de algum modo são associadas ao documental. Ainda que a existência de um termo, ligado a uma tradição e à determinadas práticas, afaste a generalização tão perniciosa quanto a criação de definições restritivas e simplificadoras, propõe-se que, no campo do teatro documentário, forças opostas coexistam, marcando a presença de vários teatros documentários. Dentre essa diversidade, os processos da Cia. Teatro Documentário foram discutidos como uma forma de corroborar a teoria construída, além de ressaltar como as práticas documentais propostas pelo grupo não dissociam o caráter estético do educacional, numa perspectiva que justifica a presença de um olhar imbuído pelos estudos em pedagogia do teatro, presente de maneira sutil ao longo de todo o trabalho.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Artistic Act
Documentary Film
Documentary Theater
Theater Pedagogy
Resumo em inglês
This dissertation aims at searching and studying the documentary theater field without listing characteristics in order to identify its labels or creating a systematic typology even if it being necessary a gregarious term. Apart from the definitions, yet searching for historically charged concepts, it is intended to document this project with non-fictional data and the audience perception in terms of the documentary nature of discourse as the principles that govern productions that are associated with the documentary. The existence of terminology, associated with certain traditions and practices, distances the pernicious generalization in regards to the creation of restrictive and simplifying definitions. Nonetheless, we propose that in the field of documentary theater, opposing forces coexist, marking the existence of multiple documentary theaters. Within such diversity, the processes of Cia. Teatro Documentário were discussed as a way to confirm the theory. Also, it was intended to bring to light the idea that the documentary practices proposed by the group do not dissociate the aesthetics and educational components. Justifying, then, the presence of a perspective influenced by Theater Pedagogy, as a non-explicit presence in the process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MarceloSolerVC.pdf (30.01 Mbytes)
Data de Publicação
2015-11-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.