• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Haddad Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Koudela, Ingrid Dormien (Presidente)
André, Carminda Mendes
Concilio, Vicente
Iavelberg, Rosa
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Título em português
Pedagogia em performance: uma abordagem do ensino do teatro na escola básica
Palavras-chave em português
Artes Cênicas
Ensino do Teatro
Pedagogia do Teatro
Performatividade
Simulação
Teatro Performativo
Teatro-Educação
Resumo em português
A presente tese de doutorado busca uma pedagogia em performance - um ensino do teatro que se afirma como prática contemporânea a partir do teatro performativo. Aqui, a performatividade da criança é tomada como material poético para a construção teatral, e efetiva a experiência como prática de elaboração do conhecimento em arte. Evidencia-se no primeiro capítulo a correspondência entre teatro e pedagogia do teatro hoje, a partir do alargamento dos limites do conceito de teatro. No segundo capítulo a tensão entre as abordagens do ensino do teatro que privilegiam a livre expressão e aquelas que privilegiam um ensino diretivo, é revisitada em diálogo com autores como Winifred Ward, Peter Slade, Viola Spolin e Ingrid Koudela. A simulação é proposta como metodologia que coloca em performance a história do teatro, a partir de premissas de Thierry de Duve. Os últimos três capítulos expõem sobre a prática e a apreciação realizadas com trinta e oito turmas de alunos-atores do ensino básico, com foco em técnicas de aprendizagem e processos de encenação com crianças. Estas exposições teórico-práticas perseguem a pergunta: "O que é ensinar/aprender teatro hoje?"
Título em inglês
Performing pedagogy: an approach to theater teaching in elementary school
Palavras-chave em inglês
Performative Theater
Performativity
Performing Arts
Simulation
Theater Pedagogy
Theater Teaching
Theater-Education
Resumo em inglês
The present PhD thesis seeks a performing pedagogy - the teaching of theater that affirms itself as a contemporary practice, obtaining its characteristics from the performative theater. Here, the performativity of the child is taken as poetic material for theatrical construction, and effective experience as a practice of elaboration of knowledge in art. The first chapter shows the correspondence between theater and pedagogy of theater today, from the extension of the limits of the concept of theater. In the second chapter, the tension between approaches to theater teaching that favor free expression and those that favor directive teaching is revisited in dialogue with writers such as Winifred Ward, Peter Slade, Viola Spolin and Ingrid Koudela. Simulation is proposed as a methodology that puts the history of the theater in performance, based on the premises of Thierry de Duve. The last three chapters discuss the practice and appreciation of thirty-eight classes of pupils in elementary education, focusing on learning techniques and process of staging with children. These theoretical-practical expositions pursue the question: "What is teaching /learning theater today?"
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-04-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.