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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2009.tde-31082015-114214
Documento
Autor
Nome completo
Angela Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Freitas, Sidinéia Gomes (Presidente)
França, Fábio
Kunsch, Margarida Maria Krohling
Nery, João Elias
Oliveira, Paulo Roberto Nassar de
Título em português
O diálogo nas organizações: a ouvidoria interna sob a óptica das Relações Públicas
Palavras-chave em português
comunicação interna estratégica
diálogo
ouvidorias internas
Relações Públicas
Resumo em português
O Diálogo nas Organizações: a ouvidoria interna sob a óptica das Relações Públicas é resultado de um trabalho ligado à linha de pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Ele reúne contribuições teóricas das áreas da Comunicação Organizacional e Relações Públicas com o objetivo de observar a comunicação interna como dimensão subutilizada nas organizações brasileiras diante dos desafios apresentados para a efetividade organizacional nos cenários complexos da alta modernidade. Neste sentido, adota-se a pesquisa qualitativa, como recurso metodológico exploratório para a análise de estudo de cinco casos representativos de organizações nacionais. Desta forma, observam-se as ouvidorias internas organizações públicas e privadas, como fenômenos do campo da comunicação organizacional contemporânea por meio de entrevistas semi-estruturadas com gestores, realizadas no período entre agosto a outubro de 2008, bem como sob o olhar de correntes teóricas da área das Relações Públicas estratégicas. As questões norteadoras apontam para interface e maior integração entre as atividades da ouvidoria interna e a comunicação. Os dados coletados nesta pesquisa contribuem para a discussão da comunicação organizacional interna compreendida em sua dimensão estratégica, mas também sociocultural na qual os indivíduos podem ressignificar suas perspectivas identitárias e o sentido de trabalho, considerando-a, ainda, como diálogo pressuposto na inter-relação entre organização e públicos internos.
Título em inglês
The dialogue in the organizations: the internal ombudsman section under the view of the Public Relations
Palavras-chave em inglês
communication
internal Ombudsman section
internal strategic dialogue
Public Relations
Resumo em inglês
The dialogue in the organizations: the internal ombudsman section under the view of the Public Relations is the result of a study linked to the research group Policies and Communication Strategies of the Communication and Art School of the São Paulo University. It gathers theoretical contributions from the Organizational Communication and Public Relations aiming at observing the internal communication as a sub-utilized dimension in the Brazilian organizations, which face the challenges presented for the organizational effectiveness within the complex scenarios of the post-modernity. Thus, the qualitative research approach is adopted as an exploratory methodological resource for analyzing five case studies which represent national organizations. This way, internal ombudsman sections of public and private institutions are observed, as phenomena of the contemporary organizational communication field, by means of semi-structured interviews made with managers between August and October 2008, as well as under the view of theoretical grounds of the strategic Public Relations area. The guiding questions point out to the interface and greater integration between the activities of the internal ombudsman section and communication. Data gathered in this research contribute for a discussion of internal organization communication understood not only in its strategic dimension, but also in its sociocultural dimension in which individuals can re-signify their identitary perspectives and the meaning of work, considering them as a presupposed dialogue in the inter-relation between organization and internal public.
 
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ANGELAFERNANDES.pdf (3.07 Mbytes)
Data de Publicação
2015-09-01
 
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