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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2008.tde-30042009-101336
Documento
Autor
Nome completo
Gerson de Sousa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Alves, Luiz Roberto (Presidente)
Costa, Belarmino César Guimarães da
Cury, Lucilene
Oliveira, Dennis de
Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von
Título em português
Memória e velhice: entre a imaginação na arte de contar histórias e a emoção ao narrar a história vivida
Palavras-chave em português
Cultura Popular
Emoção
Memória
Modernidade
Velhice
Resumo em português
O objetivo desta tese é analisar como as táticas e estratégias empregadas pelos velhos no cotidiano instigados pelos trabalhos de contadores de história no asilo Lar Betel, em Piracicaba, e a Oficina de Memória para reconstruir a história de Campinas contribuem para pensar o sujeito no processo de comunicação no Brasil. Ao partir da história oral, a tese busca entender o significado da cultura popular em uma modernidade em crise. A proposta metodológica se sustenta em analisar o momento de ação do sujeito diante da ação da racionalidade da estrutura. Recusa-se aqui a afirmativa da morte do homem diante de um mundo padronizado. Ao partir da análise da memória subterrânea, esta pesquisa se sustenta na fundamentação teórica dos trabalhos alternativos e na contextualização da história de vida dos velhos. A contradição exibe a luta do homem no cotidiano. A lágrima, o sorriso, o silêncio, o sonho de vida ou o sonho noturno indicam a intensidade em que pulsa a vida. Em vez da morte, o velho ressignifica o sentido da vida no asilo e na cidade. A pluralidade do homem é assim construída no tempo e espaço. A lucidez vem no momento em que o testemunho oral conduz o velho ao estado de consciência do eu e da sociedade onde atua.
Título em inglês
Memória e velhice: entre a imaginação na arte de contar histórias e a emoção ao narrar a história vivida
Palavras-chave em inglês
Emotion
Memory
Modern time
Old age
Popular culture
Resumo em inglês
The objective of this thesis is to analyse how the tactics and strategies used for the old people everyday urged for the work of the story tellers in the Lar Betels home, in Piracicaba, and the memory workshop to reconstruct the history of Campinas contribute to think the subject in the communications process in Brazil. Starting from the oral history, the thesis searchs to understand the meaning of the popular culture in a modern time in crisis. The methodologic proposal is based on analysing the moment of subjects action before the action of the racionality of the structure. Its refused here the affirmative of the mens death before a standard world. Starting from the analysis of the underground memory this research is based on the theoric basis of the alternative works and in the contextualization of the history of the olds life. The contradiction shows the mans fight everyday. The tear, the smile, the silence, the dream life or the nocturnal dream shows the intensity that life pulsates. Instead of death, the old give a new significate to life in home and in town. The plurality of the men is like this build in time and space. The lucidy comes in the moment of the oral evidence leads the old to the state of conscience of self and the society where its influences.
 
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3238946.pdf (2.19 Mbytes)
Data de Publicação
2009-05-04
 
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