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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-26092011-115241
Document
Auteur
Nom complet
Stela Guimarães de Moraes
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Caldas, Waldenyr (Président)
Bento, Maria Aparecida
Felice, Massimo di
Titre en portugais
Do rabo e chifre às marchinhas: como uma reportagem da Rede Globo interferiu na criação do carnaval de São Luiz do Paraitinga (SP)
Mots-clés en portugais
Carnaval
Cultura popular
Indústria cultural
Rede Globo de Televisão (emissora)
Resumé en portugais
Sabe-se que celebrações e outras manifestações culturais humanas podem sofrer influências tanto positivas quanto negativas de instituições religiosas e dos meios de comunicação. Aqui, buscou-se entender a interferência da mídia na reconstrução do Carnaval de São Luiz do Paraitinga, em 1981 proibido anteriormente pela Igreja e também na promoção desta festa na atualidade. À luz do conceito de indústria cultural, foi investigado se a manifestação, motivada por uma matéria da Rede Globo, se tornou ela própria um produto da indústria cultural. Como aporte teórico para este estudo, foram usados os preceitos de Theodor W. Adorno sobre o impacto dos meios de comunicação de massa naquela sociedade. Foram investigadas, ainda, as origens do Carnaval luizense. O estudo concluiu que a influência dos media foi determinante para a festa, tanto no passado quanto na contemporaneidade, mas outros elementos, como o próprio ethos cultural dos habitantes do município, também interferiram na mobilização destes para a produção do Carnaval ressignificado.
Titre en anglais
From tale and horn to the marchinhas: how a reporting of Globo TV interfered in the creation of São Luiz do Paraitingas Carnival.
Mots-clés en anglais
Carnival
Culture industry
Globo Network (television station)
Popular culture
Resumé en anglais
It knows that celebrations and other cultural human manifestations can suffer both positiveand negative influences from religious institutions and from the media. Here, it sought to comprehend the medias interference in the construction of São Luiz do Paraitingas Carnival, in 1981 - previously banned by the Church -, and also in the promotion of this party at present time. Taking in consideration the concepts of the culture industry, it was investigated whether the party, motivated by a news report from Globo Network Television, became itself a product of the culture industry. The precepts of Theodor W. Adorno regarding the impact of the mass media in that society were used as theoretical support for the research. The origins of São Luizs Carnival were also investigated. The study has concluded that the influence of the media was determinant to the party, both in the past and nowadays, but other elements, such as the citys inhabitants cultural ethos, also interfered in the peoples mobilization to produce a ressignified Carnival.
 
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StelaGuimaraes.pdf (5.02 Mbytes)
Date de Publication
2011-09-29
 
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