• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-23072009-203453
Documento
Autor
Nome completo
Renato Tavares Júnior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Soares, Ismar de Oliveira (Presidente)
Azevedo, Adriana Barroso de
Franco, Marilia da Silva
Título em português
Educomunicação e expressão comunicativa: a produção radiofônica de crianças e jovens no projeto educom.rádio
Palavras-chave em português
Comunicação
Educação
Educomunicação
Mediação tecnológica
Rádio
Resumo em português
A dissertação investiga a consolidação do novo campo autônomo da Educomunicação, com ênfase na área da mediação tecnológica na educação, tendo como objeto de pesquisa produções radiofônicas vinculadas ao projeto educom.rádio, implementado pelo NCEUSP (Núcleo de Comunicação e Educação) junto a 455 escolas da rede municipal de ensino de São Paulo entre 2001 e 2004. Propõe-se a investigar quantitativamente centenas de programas de rádio realizados por professores e estudantes que participaram do projeto e a analisar qualitativamente a continuidade das práticas educomunicativas de produção radiofônica nas escolas, nos dois anos subseqüentes ao projeto educom.rádio, em 2005 e 2006. A pesquisa pretende elucidar em que condições e com que resultados ações educomunicativas podem melhorar os processos comunicativos nas escolas e ainda estimular o protagonismo infanto-juvenil, potencializando a capacidade expressiva de crianças e jovens, tornando-os cidadãos mais críticos e criativos.
Título em inglês
Educomunicação e expressão comunicativa: a produção radiofônica de crianças e jovens no projeto educom.rádio
Palavras-chave em inglês
Communication
Education
Educommunication
Mediation technology
Radio
Resumo em inglês
This thesis investigates the consolidation of a new academic field called educommunication. The emphasis is to analize radio productions under the technology mediation perspective in education, at a specif project identified as educom.radio, developed by the Nucleus of Communication and Education of the University of São Pualo, in 455 São Paulo's public schools, since 2001 until 2004. We intend to make a quantitativity investigation of more than 600 radio programms produced by teachers and students. We also inted to go ahead in two years after the end of educom.radio, presenting a qualitivity analysis of the educommnunication activities with radio productions at São Paulo public schools, in 2005 and 2006. The research elucidates the conditions and the results of educommunication actions to improve the communication process at schools and to estimulate children and teens participation in educational communities real life, in order to increase their expression habilities and to help them to become more critc and creative citzens.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
3111545.pdf (1.09 Mbytes)
Data de Publicação
2009-09-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.