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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2012.tde-20052013-163037
Documento
Autor
Nome completo
Elisangela Rodrigues da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Citelli, Adilson Odair (Presidente)
Costa, Belarmino César Guimarães da
Reimão, Sandra Lucia Amaral de Assis
Título em português
Linguagens da comunicação: jornalismo e publicidade no ensino fundamental de Barueri/SP
Palavras-chave em português
Comunicação
Educação
Linguagem
Mediação
Professor
Resumo em português
A diversidade de linguagens, em consonância com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente, marca a primeira década do século XXI. Em decorrência deste processo, houve mudanças nos modos de emissão e recepção de mensagens, que foram para além da Comunicação e adentraram a Educação. Sendo assim, no cenário contemporâneo a escola é o local que reflete as idiossincrasias sociais quanto à utilização dos aparatos midiáticos. A incorporação das linguagens comunicacionais no referido contexto torna-se, cada vez mais, um processo naturalizado, no qual o docente tem uma importante função, sobretudo o especialista em Língua Portuguesa. Afinal, cabe a este profissional a execução de ações pedagógicas voltadas à aquisição das habilidades de leitura e escrita e, consequentemente, das capacidades de argumentar e interpretar, competências imprescindíveis para os alunos como forma de garantir a autonomia destes cidadãos em todos os aspectos da vida profissional e pessoal. O papel de mediação que os meios de comunicação, os dispositivos e, principalmente, os educadores adquirem neste processo é fundamental para a orientação dos jovens incorporados ao mundo digital. Por admitir a relevância destes profissionais, determinamos como foco da investigação a opinião do educador especialista de Língua Portuguesa sobre o entendimento quanto à utilização de instâncias midiáticas no ambiente escolar. Com este fundamento, verificamos como os professores de Língua Portuguesa do município de Barueri, região metropolitana de São Paulo, utilizam as linguagens do jornalismo e da publicidade, como compreendem a inter-relação comunicação e educação perante as exigências do atendimento do aluno adolescente dos anos finais (8º e 9º anos) do Ensino Fundamental. Diante de tais questionamentos, a pesquisa examina o seguinte problema: como as linguagens da comunicação das esferas jornalística e publicitária são legitimadas na prática dos docentes de Língua Portuguesa de Barueri nos anos finais do Ensino Fundamental? As reflexões teóricas fundamentadas na perspectiva dos Estudos Culturais perpassam aspectos conceituais que, em diálogos com o objeto empírico, consideram o processo da interface entre Comunicação e Educação. O modelo metodológico adotado é o proposto por Maria Immacolata Vassallo de Lopes, com base na reflexão, por meio das seguintes técnicas: observação indireta, questionários e entrevistas.
Título em inglês
Languages of communication: journalism and advertising in elementary education in Barueri/SP
Palavras-chave em inglês
Communication
Education
Language
Mediation
Professor
Resumo em inglês
The diversity of languages, in line with the technological resources available today, marks the first decade of this century. As a result of this process, there were changes in the modes of transmission and reception of messages, which were beyond entered the Communication and Education. Thus, in the contemporary scene is the local school, which reflects the idiosyncrasies in the use of social media apparatuses. The incorporation of language communication in that context becomes, increasingly, a natural process in which the teacher has an important function, especially the specialist in Portuguese. After all, it's up to the execution of this professional pedagogical actions aimed at acquiring the skills of reading and writing and, consequently, the ability of interpretation and argumentation skills essential for students in order to guarantee the autonomy of citizens in all aspects of life professional and personal. The important role of mediation that the media, devices, and especially educators acquire in this process is critical to guiding young people incorporated into the digital world. By admitting the relevance of these professionals, we determined the focus of investigation to understand the educator expert in the area into consideration and use of media bodies in the school environment. With this foundation, we examine how teachers of Portuguese in the city of Barueri, metropolitan region of São Paulo, using the language of journalism and advertising, as they understand the interrelationship communication and education to the demands of the student's attendance of teen final cycles (8 and 9 years) Elementary School. Given these questions, the research examines the following problem: how languages of communication in journalism and advertising spheres are legitimized the practice of teachers of Portuguese Barueri in the final years of elementary school? The theoretical reflections based on the perspective of cultural studies conceptual issues that underlie, in dialogue with the empirical object, consider the process of interface between communication and education. The methodological model adopted is that proposed by Maria Immacolata Vassallo de Lopes, based on reflection, through the following techniques: indirect observation, questionnaires and interviews.
 
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Data de Publicação
2013-05-21
 
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