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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2010.tde-01122010-094556
Documento
Autor
Nome completo
Zilda Aparecida Freitas de Andrade
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Freitas, Sidinéia Gomes (Presidente)
Barros Filho, Clovis de
Contani, Miguel Luiz
Ikeda, Ana Akemi
Medina, Cremilda Celeste de Araujo
Título em português
Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional
Palavras-chave em português
Ajustamentos
Comunicação organizacional
Ética
Ética nos relacionamentos
Ética organizacional
Poder
Relações Públicas
Reputação
Resumo em português
O estudo analisa como se dá o processo de implantação e gestão da ética nas organizações e nos relacionamentos com os seus públicos, e estabelece a relação entre ética organizacional e reputação corporativa, com dados levantados por meio de entrevista em profundidade realizada com representantes de seis empresas com sede em São Paulo. Nas dimensões teóricas, são abordados os conceitos de ética, ética no âmbito das organizações, o papel do profissional de relações públicas e de comunicação organizacional na gestão da ética e os reflexos da ética na reputação corporativa. Na análise, são colocados em teste nove pressupostos e os dados da pesquisa são confrontados com os guias construídos a partir das noções de poder de Michel Foucault, e de ajustamentos do indivíduo no âmbito da organização de Erwing Goffman. Os resultados permitem afirmar, dentre outras conclusões, que, embora haja participação dos profissionais em significativos processos de gestão da ética, esta ainda é orientada em linha descendente; que são evidentes a relação ética e reputação corporativa; que a comunicação é considerada essencial no processo de gestão; que as organizações priorizam o relacionamento ético com os seus públicos, daí a possibilidade aos profissionais de relações públicas e de comunicação organizacional de atuação estratégica nesse processo. Tema que não se esgota, a ética constitui objeto permanente de pesquisa e investigação.
Título em inglês
Ethics management in organizations: possibilities given to public-relation professionals and organizational communicators.
Palavras-chave em inglês
Adjustment
Ethic
Ethical Relationship
Organizational Communication
Organizational Ethic
Power
Public Relation
Reputation
Resumo em inglês
This study reports on how corporations implant and manage ethic practices in their organizations and in the relationship with their public, establishing the relation between organizational ethics and corporate reputation by means of data collected thorough interviews with representatives of six corporations established in São Paulo. It has approached the concept of ethics; ethic at the organization environment; the role of public-relation professionals and of organization communicators in managing ethic and its reflection on corporate reputation. Nine presuppositions were tested and the results compared to the guide of power-knowledge by Michel Foucault, and adjustment in organization environment by Erwing Goffman. It was concluded that although the participation of the professionals in this area was relevant to the process of ethics management it is still done in a controlled way; it was evident the relationethics and corporate reputation; that communication is essential in this process; that organizations prioritize ethical relation with their public, outstanding the necessity of public-relation professionals and organization communicators to strategically act in this process. Being a complex subject, ethic is in permanent studying and investigation.
 
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5600652.pdf (1.28 Mbytes)
Data de Publicação
2011-02-21
 
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