• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2014.tde-27022015-112923
Documento
Autor
Nome completo
Cinira Baader
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Barreto Filho, Eneus Trindade (Presidente)
Orofino, Maria Isabel Rodrigues
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco
Título em português
Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças
Palavras-chave em português
Alimentação
Consumo
Criança
Eatertainment
Publicidade
Resumo em português
A pesquisa que se apresenta concentra-se no estudo do contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis - considerando-se as diferentes manifestações midiáticas e expressividades de marcas materializadas a partir da tendência do eatertainment - por meio da análise semiótica e fenomenológica dos principais elementos sígnicos presentes nos processos desta midiatização e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças em seus cotidianos no mundo contemporâneo. Um estudo que pretende contribuir significativamente para a produção científica no campo da comunicação, pois, na medida em que visa contrastar o contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis com as questões relacionadas ao contexto das práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças na contemporaneidade, busca entender se esta midiatização do consumo alimentar infantil alinha-se, ou poderia se alinhar, às práticas desejáveis de consumo alimentar junto ao segmento em estudo. Com isso, talvez seja possível encontrar, no processo de regulação de sentidos dos discursos das marcas de alimentos, caminhos que se afinem com a regulação do setor alimentar e de suas comunicações para o público infantil.
Título em inglês
The Contemporary Child-Foods' Advertising and possibilities of senses on children's consumption practices and eating habits
Palavras-chave em inglês
Advertising
Children
Consumption
Eatertainment
Food
Resumo em inglês
This research is focused on the study of child-foods' advertising mediatization - considering the different media's and brands' expressions materialized by the current consumer trend of eatertainment - by semiotic and phenomenological analysis of the main signs present in this child-foods' advertising and their possible senses on children's consumption practices and eating habits in contemporary world. It's a study which intends to contribute in a significant way to the context of academic research in communication. And in this way, by highlighting the contrast between the contemporary context of child-foods' advertising and the questions related to children's consumption practices and eating habits in contemporary world, this study intends to identify, in the regulation process of senses in brand-foods' discourses, possible ways that could be aligned with the regulation process of food market and its communications to children.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CINIRABAADER.pdf (7.60 Mbytes)
Data de Publicação
2015-03-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.