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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-19112010-085140
Documento
Autor
Nome completo
Lessandro Sócrates
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar (Presidente)
Hikiji, Rose Satiko Gitirana
Xavier, Ismail Norberto
Título em português
Quem diz 'Eu, um negro'? Vozes e foco narrativo no filme de Jean Rouch
Palavras-chave em português
Análise fílmica
Cinema
Documentário
Foco Narrativo
Jean Rouch
Resumo em português
Esta dissertação tem como objetivo discutir a questão da subversão das fronteiras entre documentário e ficção a partir do estudo de um filme pioneiro a esse respeito: Eu, um negro (1958), do cineasta e etnógrafo francês Jean Rouch. Essa dualidade é incorporada à própria estrutura do trabalho e as reflexões em torno do filme são divididas em duas partes, uma mais próxima do campo de estudos do documentário, a outra mais afinada com os estudos acerca do cinema de ficção. No primeiro caso, foca-se nas estratégias de abordagem empregadas por Rouch na transposição do mundo histórico para o cinema, destacando-se a heterogeneidade de registros de imagem e som empregados neste processo. No segundo, é feita uma análise imanente do filme, com destaque para a questão das vozes e do foco narrativo. E a partir dessas leituras é feita uma reflexão sobre os aspectos clássicos e modernos de Eu, um negro, seja como uma ficção, seja como um documentário.
Título em inglês
Who says Me, a black? Voices and narrative focus in Jean Rouchs film.
Palavras-chave em inglês
Cinema
Documentary
Film analysis
Jean Rouch
Narrative focus
Resumo em inglês
The aim of this dissertation is to discuss the subversion of the boundaries between documentary and fiction film by studying a pioneer film: Me, a black (1958), by the French filmmaker and ethnographer Jean Rouch. This duality is incorporated into the structure of this research, and the reflections on the film are divided into two parts, one closer to the documentary studies, the other more in line with the fiction film studies. In the first case, the focus is on the strategies employed by Rouch in the transposition of the historical world to cinema, highlighting the heterogeneity of image and sound records used in this process. In the second, an immanent analysis of the film is proposed, especially on the issue of voices and narrative focus. Finally, there is a discussion on the classical and the modern aspects of Me, a black, either as a fiction or as a documentary.
 
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2195603.pdf (7.49 Mbytes)
Data de Publicação
2010-12-01
 
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