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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-14012016-095247
Documento
Autor
Nome completo
Larissa Pothin Preuss
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Bucci, Eugênio (Presidente)
Barros, Laan Mendes de
Maluly, Luciano Victor Barros
Título em português
As telerreligiões no telespaço público: o programa Vitória em Cristo e a estratégia de mesclar evangelização e pregação política
Palavras-chave em português
Política evangélica
Programa Vitória em Cristo
Religião
Telespaço Público
Televisão
Resumo em português
A presente dissertação é uma análise do programa de televisão Vitória em Cristo e sua estratégia de mesclar proselitismo religioso e discurso político através das orientações transmitidas durante o período da campanha eleitoral de 2014 pelo apresentador Silas Malafaia. A inserção da religião na esfera pública é examinada a partir da atualização do conceito de espaço público segundo o paradigma teórico do telespaço público e da instância da imagem ao vivo conforme elaborados por Eugênio Bucci (2002). Essa perspectiva teórica pensa a interação no espaço público através da imagem. Por isso, propõe que o espaço público contemporaneo só pode existir como telespaço público. Complementarmente, esta pesquisa utiliza procedimentos da Grounded Theory (GT) para a elaboração das categorias de análise, construídas pela seleção e pelo tratamento dos dados extraídos das orientações políticas. O estudo revela que a evangelização via televisão se mistura à pregação política na combinação dos papéis incorporados pelo apresentador-pastor, que ocupa a posição do "profeta" e milita em prol da aspiração dos evangélicos à participação no poder político.
Título em inglês
The telereligions in the public telespace: the Vitória em Cristo show and its strategy to mix evangelization and political preaching
Palavras-chave em inglês
Evangelicals and politics
Religion
Telespaço Público
Television
Vitória em Cristo show
Resumo em inglês
This thesis provides an analysis of the television show Vitória em Cristo and its strategy to mix proselytism and political discourse through guidance provided by the host of the show, Silas Malafaia, during the electoral period of 2014. The presence of religion in the public sphere is examined from the theoretical standpoint of the public space and its contemporary version the public telespace, inaugurated by the instance of the live image according to Eugênio Bucci (2002). This theoretical perspective thinks the interaction in the public space as an interaction through images.Therefore, it suggests that the contemporary public space can only exist as a public telespace. In addition, this research utilizes the Grounded Theory methodological procedures to elaborate the categories of analysis, which were structured as a result of the selction and treatment of data extracted from the political guidance provided by the host.This research shows that the evangelization through television is mixed with political preaching through the combination of roles incorporated by the pastor-host who takes the place of the "prophet" and militates on behalf of the evangelicals' aspirations to take part in the political power.
 
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Data de Publicação
2016-01-14
 
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