• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-17122014-155850
Documento
Autor
Nome completo
Sarah Lorenzon Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Santos, Marcelo dos (Presidente)
Manini, Míriam Paula
Smit, Johanna Wilhelmina
Título em português
Acervo de fotografias de obras de arte em ambiente eletrônico: um estudo exploratório sobre os desafios para sua criação e manutenção
Palavras-chave em português
Artes Visuais
Bases de dados
Comportamento informacional
Desenvolvimento de coleções
Fotografias de obras de arte
Usuários de fotografias de obras de arte
Resumo em português
As fotografias de obras de arte, objeto empírico desta pesquisa, proveem condições para a realização do registro de um conjunto de informações visuais e sua consequente institucionalização. Com base neste objeto empírico, procurou-se identificar quais os desafios presentes na criação e na manutenção de acervos de fotografias de obras de arte em ambiente eletrônico, considerando-se as necessidades de informação dos usuários especializados. Para estudar estes desafios, a pesquisa teve como objetivo realizar um estudo exploratório, que diz respeito às particularidades associadas à criação e à manutenção de acervos de fotografias de obras de arte em ambiente eletrônico. A partir da revisão de literatura foi possível identificar, de antemão, que o problema não está na tecnologia, ou seja, no uso do melhor software, mas sim no processo de criação e manutenção dos acervos de fotografias de obras de arte. Para entender como este processo se desenvolve, foi necessário o estudo das características do acervo de fotografias de obras de arte de um Serviço de Informação cuja instituição possui cursos na área de Artes Visuais, assim como o estudo do comportamento informacional dos potenciais usuários desse acervo. Para o estudo de caso, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação direta não estruturada, entrevista não estruturada e questionário. Pode-se perceber que as fotografias de obras de arte são utilizadas para atividades didáticas, e que as bases de dados on-line representam uma solução apropriada à demanda por fotografias; os usuários realizam pesquisas semanais de fotografias; os tipos de fotografias mais procurados são de pintura e de desenhos; e os respondentes utilizam as fotografias para pesquisa em criação artística e em arte teórica. Mas, para a criação e a manutenção da base de dados, alguns desafios precisam ser superados, como, por exemplo, a definição de critérios referentes às características técnicas e de conteúdo das fotografias, e questões de direitos autorais. Dentre todos os desafios, o de maior destaque diz respeito à identificação das necessidades de informação visual dos usuários especializados e como as fotografias das obras de arte serão utilizadas nas atividades didáticas. No caso da instituição estudada, a principal solicitação foi a inclusão no acervo das fotografias dos trabalhos artísticos dos artistas da própria instituição. O estudo confirmou que os usuários não querem um acervo que seja mera duplicação dos conteúdos de museus, galerias ou de outros serviços de informação. Assim, foi possível constatar a importância da realização, com maior frequência, de estudos de uso e usuários de fotografias de obras de arte; que a adoção de uma política de seleção e desenvolvimento de coleções de fotografias de obras de arte, impressa ou digital, é indispensável; e que para a criação de uma base de dados on-line a adoção de padrões de metadados e questões de interoperabilidade são indispensáveis, mas dependem de estudos e reflexões, como os desafios apontados neste trabalho.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Collection development
Databases
Informational behaviour
Photographs of works of art
Users of photographs of works of art
Visual arts
Resumo em inglês
Photographs of works of art, which constitute the empirical object of this research, make possible the existence of a collection of visual information and its consequent institutionalization. Based on this empirical object, we have tried to identify the challenges related to the creation and maintenance of collections of photographs of works of art in an electronic environment, considering the informational needs of specialized users. In order to deal with these challenges, we aimed at doing an exploratory study regarding the particularities of the creation and maintenance of collections of photographs of works of art in an electronic environment. Starting with the review of the existing literature, it was possible to identify beforehand that the problem is not technological indeed, i.e., it is not about the use of the best software, but it lies instead in the process of creation and maintenance of collections of photographs of works of art. In order to understand this process, it was necessary to study the characteristics of the collection of photographs of works of art of the information service of an institution which offers courses in the field of Visual Arts, as well as the informational behaviour of the potential users of this collection. For this case study, the following data collection techniques were used: unstructured direct observation, unstructured interview and a questionnaire. It was possible to observe: the photographs of works of art are used for educational ends, and online databases constitute an appropriate solution to the demand for photographs; users do weekly research for photographs; the kinds of photographs most sought after are those of paintings and drawings; informants use the photographs for research in artistic creation and in theoretical art. Still, for the creation and maintenance of the database, some challenges need to be overcome, such as the definition of criteria regarding the technical characteristics of the photographs and their content, as well as issues of copyright. Among these challenges, the one that stands out concerns the identification of the visual information needs of specialized users, and of how the photographs of works of art will be used in the educational activities. In the case of the institution where this study was conducted, the main request was the inclusion, in its collection, of photographs of works of art produced by the artists of the institution. The study confirmed that users do not want a collection that is nothing but the mirroring of the collections of museums, galleries, or other information services. It was also possible to observe: how important it is to carry out studies about the use and the users of photographs of works of art, on a more regular basis; the adoption of a policy for the selection and development of collections of physical or digital photographs of works of art is indispensable; and, for the creation of an online database, the adoption of metadata standards and the considering of issues of interoperability are essential, but these measures depend on studies and reflections, such as those indicated in this work.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Sarah_corrigida.pdf (7.96 Mbytes)
Data de Publicação
2014-12-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.