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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-05072009-225536
Documento
Autor
Nome completo
Claudio Möller de Freitas
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Ricciardi, Rubens Russomano (Presidente)
Corrêa, Sérgio Oliveira de Vasconcellos
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de
Título em português
Processos composicionais da obra coral-sinfônica Fantasia sobre uma cantiga de ninar e da abertura sinfônica As Enfibraturas do Ipiranga
Palavras-chave em português
Análise musical
Composição musical
Estética
Linguagem
Linguistica
Resumo em português
Os processos composicionais de duas obras musicais são identificados aqui extrinsecamente. Seus elementos estruturais comuns viabilizam um caminho de compreensão e analise, tomando-se como pressupostos formadores de linguagem a parataxe e a intertextualidade. Trata-se, por conseguinte, da designação de uma visão emancipada e expandida dos fundamentos da musica e, ao mesmo tempo, da definição de uma poetica na musica contemporânea brasileira. Objetivos: Valendo-se de sintaxes musicais e linguisticas, o texto visa demonstrar os processos composicionais das duas obras apresentadas e como eles promovem a delineação de uma linguagem, expondo e distinguindo seus elementos estruturais constitutivos, determinantes dos seus caracteres comuns. Método: Baseando-se em referencias teórico-reflexivas, são identificados os elementos estruturais constitutivos das duas obras, apontando os rudimentos que os levam a produzir processos composicionais similares. Confrontadas as obras, são discutidos a analise das suas micro-estruturas e os processos linguisticos parataxe e intertextualidade nas suas formações. Resultados: A possibilidade da formação de uma linguagem musical pela exploração emancipada e expandida de seus elementos básicos, aplicados a um alicerce linguistico, torna-se real na medida em que seus processos composicionais são elaborados dentro de um referencial teórico-reflexivo.
Título em inglês
Processos composicionais da obra coral-sinfônica Fantasia sobre uma cantiga de ninar e da abertura sinfônica As Enfibraturas do Ipiranga
Palavras-chave em inglês
Análise musical
Composição musical
Estética
Linguagem
Linguistica
Resumo em inglês
The compositional processes of the two musical works presented here are extrinsically identified. Their common structural elements make a path of understanding and analysis possible through parataxis and intertextuality as presuppositional constructors of a language. Thus, it presumes a designation of an emancipated and evolutional view of Musics capital fundamentals and, at the same time, a definition of a poetics in Brazilian contemporary music.
 
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3400572.pdf (2.28 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-13
 
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