• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2006.tde-13082009-153757
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Chiarelli, Domingos Tadeu (Presidente)
Oliveira, Mirtes Cristina Marins de
Spinelli, João Jurandir
Título em português
Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
Palavras-chave em português
Flagrante
Fotografia de rua
Fotografia moderna brasileira
German Lorca
Pseudoflagrante
Resumo em português
Esta pesquisa intitulada Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca, tem como assunto a fotografia de rua que o fotógrafo paulistano German Lorca realizou entre o final da década de 1940 e início dos anos 1950, no âmbito do Foto-Cine Clube Bandeirante. O estudo demonstra a maneira como Lorca utiliza-se do flagrante e de seu falseamento (denominado livremente de pseudoflagrante na dissertação), muitas vezes enfatizando a composição da fotografia por meio do corte. A fim de atingir esse objetivo a dissertação fundamenta-se em questões que remontam à tradição da busca da representação do movimento na arte ocidental, passando pela fotografia de rua que vem sendo praticada desde meados do século XIX, no exterior e no Brasil. Assim, mostra como noções implícitas nesse amplo contexto teriam servido de parâmetros para a produção das cenas cotidianas de German Lorca, dentro da fotografia moderna brasileira.
Título em inglês
Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
Palavras-chave em inglês
German Lorca
Modern Brazilian photography
Pseudosnapshot
Snapshot
Street photography
Resumo em inglês
This research is called Verdade ou Mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca (True or False? Considerations on The Snapshot, The Pseudosnapshot and The Composition in German Lorcas Photography). The research has as it subject the street photographs taken by Lorca a Sao Paulo photographer , from the late 1940s to the early 1950s, within the scope of the Foto-Cine Clube Bandeirante (Bandeirante Photo-Cine Club). The study shows how Lorca uses the snapshot and its forgery (loosely called pseudosnaphot in this dissertation), often emphasizing the photographs composition by means of the cut. To meet this objective, the dissertation is based on issues that go back to western arts traditional search to represent movement, through street photographs that have been taken since the mid-nineteenth century, both in Brazil and abroad. In this way, it shows how implicit notions in this broad context would have served as parameters for German Lorcas production of everyday scenes, within modern Brazilian photography.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
4848264.pdf (8.34 Mbytes)
Data de Publicação
2009-08-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.