• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.25.2002.tde-03012005-164547
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Peres Almeida Magalhães
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2002
Orientador
Banca examinadora
Greghi, Sebastiao Luiz Aguiar (Presidente)
Machado, Maria Aparecida de Andrade Moreira
Passanezi, Euloir
Título em português
Avaliação da influência de dois métodos de instrução na motivação à higienização bucal em pacientes com doença periodontal
Palavras-chave em português
doenças periodontais
higiene bucal (métodos)
placa bacteriana
Resumo em português
Este estudo avaliou o uso de dois métodos de motivação em 37 pacientes para um melhor controle da placa. Os pacientes possuíam idades variando entre 18 e 71 anos, sendo que 24 eram do gênero feminino e 13 do gênero masculino. Os pacientes foram divididos em dois grupos: o Grupo I recebeu orientação direta, que era feita no consultório informando os pacientes sobre a placa bacteriana e suas conseqüências, e a técnica de higienização (escovação e fio dental) que deveriam executar, associada à orientação indireta, através da apresentação de uma palestra com o uso de diapositivos ilustrativos que mostrava a placa bacteriana, casos clínicos de doença periodontal e ilustrações sobre a técnica correta de higienização; o Grupo II recebeu somente a orientação direta. Os pacientes foram avaliados através do registro de seus índices de placa e sangramento gengival durante um período de 4 meses. Foram feitas 8 avaliações com intervalos que variavam inicialmente em 1 semana, depois 2 semanas e finalmente 1 mês. Os resultados obtidos mostraram que o Grupo I obteve uma maior redução nos índices de placa e gengival, apresentando resultados significantemente superiores (p<0,05) ao Grupo II. Assim, o estudo concluiu que a orientação direta associada à orientação indireta é o método mais eficiente quando comparado com a orientação direta na motivação de pacientes para um melhor controle de placa.
Título em inglês
EVALUATION OF THE INFLUENCE OF TWO DIFFERENT METHODS OF INSTUCTION IN THE MOTIVATION OF ORAL HYGIENE IN PATIENTS WITH PERIODONTAL DISEASE
Resumo em inglês
The purpose of this study was to evaluate two different methods of motivation in 37 patients to a better plaque control. The patients had ages between 18 and 71 years old. There were 24 females and 13 males that were divided in two groups. The Group I was submitted to the association of direct orientation, where they received instructions about dental plaque and how to brush their teeth correctly and indirect orientation, where they were submitted to a lecture with illustrative slides where they received information about dental plaque, periodontal disease and the right technique to brush their teeth. The Group II received only the direct orientation. The patients had their plaque index and gingivitis index evaluated for 8 times in 4 months. The evaluation intervals was 1 week, 2 weeks and 1 month. The results showed that Group I had significant better results (p<0,05) than Group II, reducing more their plaque index and gingival index. This study concluded that the association of direct and indirect orientation is more effective than direct orientation in patients’ motivation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2005-01-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.