• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.23.2006.tde-30102006-150413
Documento
Autor
Nome completo
Daniel de Paula Eduardo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Lagana, Dalva Cruz (Presidente)
Mathias, Alênio Calil
Sesma, Newton
Título em português
"Análise fotoelástica das estruturas de suporte de próteses totais com base acrílica e resiliente"
Palavras-chave em português
Método fotoelástico
Prótese total
Reembasador para prótese
Reembasador resiliente
Resumo em português
O objetivo dessa pesquisa foi avaliar, com o auxilio do método fotoelástico, o comportamento das tensões sobre as estruturas de suporte da prótese total mandibular, nas seguintes condições: 1. Prótese total com base confeccionada de forma convencional com resina acrílica; 2.Prótese total com base de resina acrílica e uma camada de material resiliente à base de silicone. Para o experimento foram confeccionadas 4 próteses totais, sendo uma com base de resina acrílica e 3 com bases de resina acrílica e material resiliente, com espessuras de 1mm, 2mm e 3mm. As 4 próteses, mais o modelo fotoelástico, constituíram os corpos de prova denominados: CPO (base de resina ); CP1; CP2 e CP3 (bases de resina e material resiliente). As condições de carregamento foram feitas com 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0 bars, nesta seqüência, para cada corpo de prova. A seqüência de ensaios mostrou um comportamento de distribuição de tensões menos abrangente para o corpo de prova de base acrílica CP0, com as tensões concentradas na crista do rebordo e em pontos mais localizados na extensão da área basal, enquanto que os corpos de prova com material resiliente, CP1, CP2 e CP3, mostraram maior abrangência na distribuição das tensões para modelo, com franjas fotoelásticas mais extensas, à medida que a camada resiliente era mais espessa. Observou-se ainda, que com o aumento da espessura da camada resiliente, houve uma redução na largura e na intensidade das franjas, realizada de maneira mais uniforme e ampla, gerando intensidades menores e menos concentradas. As conclusões a que se chegou foram: 1. O corpo de prova de base acrílica CP0, apresentou concentração de tensões na crista do rebordo e em alguns pontos mais localizados da extensão da área basal do modelo fotoelástico, para todas as condições de carregamento; 2. Os corpos de prova com resina acrílica e material resiliente, CP1, CP2 e CP3 promoveram uma distribuição de tensões mais abrangentes no modelo fotoelástico; 3. O CP2 foi o que apresentou maior alteração na intensidade das tensões, na seqüência de imagens de 0,0 de carga até o carregamento máximo de 2,0 bars. O comportamento apresentado pelo CP1, sob todas as condições de carregamento e sob todos os aspectos avaliados, parece ser o mais recomendável para bases de próteses totais, compostas de resina acrílica e material resiliente à base de silicone.
Título em inglês
Photoelastic analysis under support structures of full dentures with acrylic and resilient base
Palavras-chave em inglês
Complete denture
Denture liner
Photoelastic method
Soft reliner
Resumo em inglês
The objective of this study was to evaluate the stress distribution under support structures of full dentures with acrylic and resilient base. The methodology used was the photoelastic analysis in four different conditions, full denture with acrylic base and full denture with acrylic and resilient base with different thickness (1mm, 2mm and 3mm). Like this a dry human skull was reproduced in photoelastic resin material and its lower dental arch was shaped in order to simulate an edentulous arch. In this way, four dentures were prepared and the load tests were done. The load distribution along the lower jaw was assessed by photoelastic stress analysis and showed that in denture with conventional acrylic base the loads were more concentrated and located in some areas whereas in dentures with conventional acrylic base and resilient base the loads were more uniformly distributed. The results and observed aspects suggested that the better thickness for denture resilient liners considering the stress distribution is 1mm although the 2mm and 3mm are also good to distribute the loads more uniformly than the acrylic hard base.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-04-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.