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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.22.2006.tde-07052007-130420
Documento
Autor
Nome completo
José Sebastião de Figueiredo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2006
Orientador
Banca examinadora
Takayanagui, Angela Maria Magosso (Presidente)
Bueno, Sonia Maria Villela
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
Mishima, Silvana Martins
Pierin, Angela Maria Geraldo
Título em português
Desafios e perspectivas em atividades educativas de promoção da saúde de um grupo de portadores de hipertensão arterial, sob o paradigma da interdisciplinaridade
Palavras-chave em português
Educação conscientizadora
Empoderamento
Hipertensão arterial sistêmica
Interdisciplinaridade
Promoção da saúde
Resumo em português
Este estudo buscou identificar mudanças ocorridas com um grupo de PHAS, a partir de atividades educativas de promoção da saúde desenvolvidas por uma equipe multiprofissional (EQM), tendo como referencial o paradigma da interdisciplinaridade. Ressalva-se que estudos sobre interdisciplinaridade no setor de saúde no Brasil são recentes, mas podem propiciar uma revisão nas práticas dos trabalhadores de saúde, especialmente, por meio de ações de conscientização e problematização. Os sujeitos constituíram-se de 09 (nove) profissionais previamente selecionados, formando a EQM (grupo 1) e 10 (dez) PHAS (grupo 2), escolhidos segundo critérios estabelecidos no projeto de pesquisa. Foi desenvolvido um programa educativo com a EQM, implantando e implementando estratégias interdisciplinares. Posteriormente a EQM desenvolveu atividades educativas com o grupo de PHAS, fundamentadas na Pedagogia da Problematização. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de entrevistas semi-estruturadas, dinâmicas de grupo, registro das verbalizações dos sujeitos, análise documental e observação participante. Analisamos os dados coletados do grupo 1 - atitude interdisciplinar, diálogo, educação, filosofia e pesquisa - fundamentados na análise temática proposta por Minayo. Com o grupo 2 foi realizado o levantamento dos temas geradores - obesidade, tabagismo, ingestão de sal, álcool, consumo de café, sedentarismo e atividades de lazer - desenvolvendo os círculos de cultura, propiciando reflexão e conscientização em relação ao empoderamento. As análises problematizam a atitude interdisciplinar da EQM nos trabalhos educativos com o grupo de PHAS e a relação desse grupo com as mudanças de estilo de vida, ações preventivas e autocuidado em saúde. Os resultados revelaram que a EQM assimilou teoricamente as características de um trabalho interdisciplinar, gerando reciprocidade, troca de conhecimentos e enriquecimento mútuo. A práxis revelou-se promissora e, com o aprofundamento dos trabalhos, houve uma tendência para horizontalização do poder. As repercussões ao final dos trabalhos com os PHAS indicam alcance dos objetivos de socialização e debate de informações sobre saúde e estilo de vida, reforço de auto-estima e ampliação dos contatos e da rede social. Ficou marcante o fato do empoderamento para o autocuidado e, principalmente, as reivindicações em relação à melhoria da qualidade de vida individual e da comunidade. Concluindo, o projeto é um processo em construção, na direção de incorporar uma perspectiva interdisciplinar mais ampla na promoção da saúde.
Título em inglês
Challenges and perspectives in educational activities for health of promotion with a group of arterial hypertension sufferers, under an interdisciplinary paradigm
Palavras-chave em inglês
Awareness education
Empowerment
Health Promotion
Interdisciplinary
Systemic hypertension
Resumo em inglês
This study looked for to identify changes occurred with a group of SHs, sufferers, beginning with educational activities of promotion developed by a multiprofissional team (MPT), having as reference an interdiscipline in the Brazilian health sectorare recent, but they can propitiate a revision in the practices of healthcare works, especially, in multiprofessional teams with regard to their prevention trating of problems. The subjects were consisted of 09 (nine) previously selected professionals, forming MPT (group 1) and 10 (ten) sufferers of SH (group 2), chosen according to established criteriain in the research project. An educational program was developed with M, implanting and implementing interdisciplinary strategies. Later the MPT developed educational with group 2, based upon the Pedagogy of Problem Solving. The data was obtained beginning with semi structure interviews, group dynamics, registration of subjects comments, documentary analysis and participant observation. We analyzed the collected data of the group 1 - interdisciplinary attitude, dialogue, education, philosophy and research - based upon the thematic analysis proposed by Minayo. With the group 2 the realization of generating themes was accomplished - obesity, smoking habit, salt ingestion, alcohol use, coffee consumption, sedentarism and leisure activities - developing the culture circles, propitiating reflection and understanding in relation to the empowerment. The analyses demonstrate the interdisciplinary attitude of MPT is it educational work with the group of SHs and the relationship of that group 2 s lifestyle changes, preventive actions and self-care measures health. The results revealed that MPT theoretically assimilated the characteristics of an interdisciplinary work thereby generating reciprocity, change of knowledge and mutual enrichment. The opening stage showed promise and, with sufferers of SH indicate a reaching of the objectives for behavior change and an opening of the excharde or information regard in health and lifestyle, self-esteem and mainly the claims in relation to the improvement in the quality, of life for the individual as well as of community were noteworthy. Concluding, this project is a process for the development, of a way which incorporates a wider interdisciplinary perspective in the promotion of better health.
 
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Data de Publicação
2007-05-17
 
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