• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.22.2004.tde-26042005-090944
Documento
Autor
Nome completo
Maria Regina Lourenço
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Trevizan, Maria Auxiliadora (Presidente)
Faria, Josimerci Ittavo Lamana
Hayashida, Miyeko
Mendes, Isabel Amelia Costa
Shinyashiki, Gilberto Tadeu
Título em português
"Desenvolvimento da competência em liderança na efetividade de organizações de saúde dirigidas por enfermeiros-gerentes"
Palavras-chave em português
clima organizacional
enfermeiro-gerente
gerenciamento
liderança
Resumo em português
No contexto atual o enfermeiro ocupando cargos gerenciais tem que corresponder às mudanças que estão ocorrendo nas organizações de saúde. Para acompanhar e ajudar neste processo de mudança é necessário desenvolver competências em liderança. Mas, será que o desenvolvimento destas competências causa impacto nas organizações de saúde? Buscando a resposta, esta investigação teve como propósito identificar o impacto do desenvolvimento de competências em liderança na efetividade das organizações de Saúde. A metodologia deste estudo é do tipo quase- experimental, onde trabalhamos com dois grupos equivalentes: experimental e controle. Visando desenvolver competências em liderança elaboramos e implementamos um programa de desenvolvimento para seis enfermeiros-gerentes que compunham o grupo experimental de Unidades Básicas de Saúde de um município do interior paulista. Avaliamos seu impacto através do indicador de satisfação do funcionário mensurado pela aplicação de um questionário, contendo quarenta questões, de clima organizacional. Esta avaliação ocorreu em dois momentos distintos: antes da implementação do programa de desenvolvimento em liderança e quatro meses após a implementação. Este instrumento foi aplicado nos dois grupos. Pudemos constatar que os fatores que compõem o clima organizacional apresentaram aumento em suas médias após o desenvolvimento do programa em liderança mas, este aumento não tem significância estatística. Os indicadores demográficos refletiram mais no clima organizacional que o desenvolvimento em iderança.
Título em espanhol
Desarrollo de la competencia en liderazgo en la efectividad de organizaciones de salud dirigidas por enfermeros-gerentes
Palavras-chave em espanhol
clima organizacional
enfermero-gerente
gestión
liderazgo
Resumo em espanhol
En el contexto actual, el enfermero que ocupa cargos gerenciales tiene que corresponder a los cambios que están ocurriendo en las organizaciones de salud. Para acompañar y ayudar en este proceso de cambio, es necesario desarrollar competencias en liderazgo. Pero, ¿será que el desarrollo de estas competencias causa impacto en las organizaciones de salud ? Buscando una respuesta, esta investigación tuvo como propósito identificar el impacto del desarrollo de competencias en liderazgo en la efectividad de las organizaciones de salud. La metodología de este estudio es del tipo casi-experimental, trabajamos con dos grupos equivalentes: experimental y control. Visando desarrollar competencias en liderazgo, elaboramos e implementamos un programa de desarrollo para seis enfermeros-gerentes que componían el grupo experimental de Unidades Básicas de Salud de un municipio del interior paulista. Evaluamos su impacto a través del indicador de satisfacción del funcionario, mensurado por la aplicación de un cuestionario de clima organizacional, conteniendo cuarenta cuestiones. Esta evaluación ocurrió en dos momentos distintos: antes de la implementación del programa de desarrollo en liderazgo y cuatro meses después de la implementación. Este instrumento fue aplicado en los dos grupos. Pudimos constatar, a través de los resultados, que los factores que componen el clima organizacional presentaron aumento en sus medias, tras el desarrollo del programa en liderazgo, pero este aumento no tiene significación estadística. Los indicadores demográficos reflejaron más en el clima organizacional que en el desarrollo en liderazgo.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DO-LOURENCO_MR.pdf (360.66 Kbytes)
Data de Publicação
2005-05-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.