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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2016.tde-13112015-143115
Documento
Autor
Nome completo
Elaine Cristina Carvalho Moura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2013
Orientador
Banca examinadora
Caliri, Maria Helena Larcher (Presidente)
Meier, Marineli Joaquim
Rabeh, Soraia Assad Nasbine
Silva, Ana Elisa Bauer de Camargo
Teixeira, Carla Regina de Souza
Título em português
Ensino-aprendizagem de enfermagem em simulação clínica: desenvolvendo competência profissional para prevenção de úlceras por pressão
Palavras-chave em português
Competência profissional
Educação em enfermagem
Simulação
Úlcera por pressão
Resumo em português
O desenvolvimento de competências profissionais em processos de ensino-aprendizagem insere a simulação na perspectiva tecnológica realística de situações clínicas para atingir objetivos educacionais, visando segurança e qualidade. A ação competente operacionaliza saberes pela combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes. A competência avaliação de risco para úlcera por pressão é privativa do enfermeiro, o agravo é indicador de qualidade e segurança do paciente. O objetivo do estudo foi avaliar o processo de ensino-aprendizagem ante a estratégia de simulação clínica, visando o desenvolvimento da competência profissional avaliação de risco para úlceras por pressão e seus respectivos conhecimentos, habilidades e atitudes. Fundamentou-se, teoricamente, o estudo, nos preceitos da andragogia, no modelo de Simulação da National League for Nursing/Jeffries, nas concepções de competências de Le Boterf e recomendações para prevenção de úlcera por pressão do NPUAP/ EPUAP. Trata-se de estudo descritivo com análise quanti e qualitativa, desenvolvido no Laboratório de Simulação da Universidade Federal do Piauí, em Teresina, com estudantes de enfermagem do último ano do curso. Constou de três etapas: construção e validação de conteúdo do instrumento para conhecimentos, habilidades e atitudes da competência, elaboração do plano de aula e sequência didática do cenário de simulação, aplicação de pré/pós-teste sobre o componente "conhecimento", aula expositiva, execução do cenário de simulação pelos estudantes, avaliação dos cenários pelo comitê de juízes e debriefing por grupo focal, após o cenário. Verificou-se confiabilidade do construto e do instrumento de medida da competência com concordância predominando de 80 a 100% de pertinência. O instrumento constou de 32 itens: conhecimento (14), habilidades (8) e atitudes (10), com escala de resposta de cinco pontos, de nada (1) a extremamente (5). Inicialmente o estudo contou com 35 estudantes. Desses, 29 (82,8%) participaram da simulação. Predominou o sexo feminino 22 (76%), faixa etária de 21 a 24 anos, 24 (82,7%) e procedentes de Universidades Públicas do Estado do Piauí (83%). Os resultados mostraram melhores níveis de combinação de saberes para o componente conhecimentos, após a aplicação das estratégias de ensino autorreferidos pelos estudantes. Na avaliação dos conhecimentos, habilidade e atitudes, durante o cenário, houve discordância entre os juízes: para o juiz 1 predominaram parâmetros negativos da escala (nada e muito pouco) e para o juiz 2 e 3 os positivos (bastante e extremamente). As comparações pelo teste de variância ANOVA mostraram diferenças significativas entre juiz 1 e 2 (p-valor = < 0,01) e juiz 1 e 3 (p-valor=<0,01) para todos os componentes. A análise dos dados obtidos, durante o debriefing, originou cinco categorias com suas respectivas unidades de registro temáticas pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados sugerem que a estratégia é capaz de resgatar o raciocínio operativo dos estudantes durante a ação, desenvolver pensamento crítico-reflexivo sobre a competência, identificar lacunas de aprendizagem, promover satisfação aos estudantes e melhorar a autoimagem profissional. Conclui-se que a estratégia possibilita o desenvolvimento da competência avaliação de risco para úlcera por pressão nas dimensões de saberes (conhecimento), fazeres (habilidades) e querer-agir, saber-agir e poder-agir (atitudes), explorados neste estudo.
Título em inglês
Teaching-learning in nursing by clinical simulation: developing professional competence to prevent pressure ulcers
Palavras-chave em inglês
Nursing Education
Pressure Ulcers
Professional Competence
Simulation
Resumo em inglês
The development of professional compentece in teaching-learning insert the simulation into a technological viewpoint of realistic clinical situations to achieve educational objective, seeking safety and quality. A competent action guides abilities by combining knowledge, skills and attitudes. A competence assessment of risk for pressure ulcer is private of nursing, the injury is an indicator of quality and patient safety. The aim of this study was to evaluate the teaching-learning strategy in the presence of clinical simulation, aiming at the development of professional competence assessment of risk for pressure ulcers and their knowledge, skills and attitudes. The study was theoretically based on precepts of andragogy, the simulation model of the National League for Nursing / Jeffries, conceptions of competence Le Boterf and recommendations for prevention of pressure ulcers of NPUAP / EPUAP. This is a descriptive study with qualitative and quantitative analysis, developed in the Simulation Laboratory of Federal University of Piauí, Teresina, with final-year nursing students. Consisted of three steps: construction and content validation instrument for knowledge, skills and attitudes of competence, preparation of lesson plan and instructional sequence of the simulation scenario, application of pre / post-test on a component "knowledge", lecture , execution of the simulation scenario by students, evaluation of scenarios by the committee of judges and "debriefing" by focus group after the scenario. Reliability of construct and instrument for measuring of competence agreement was verified, with predominating 80-100% of relevance. The instrument consisted of 32 items: knowledge (14) skills (8) and attitudes (10), with response scale of five points, nothing (1) to extremely (5). Initially, this study included 35 students. Of these, 29 (82.8%) participated in simulation. Participants were predominantly female 22 (76%), aged 21-24 years 24 (82.7%) and students of public universities of the State of Piauí (83%). The results showed higher levels of combination of abilities for knowledge component, after application of teaching strategies self-reported by students. In evaluation of knowledge, skill and attitudes during the scene, there was disagreement among judges, to judge 1, negative parameters of the scale were predominant (nothing and very little) and for judges 2 and 3 predominated positives parameters (quite and extremely). Comparisons by ANOVA test showed significant differences between judges 1 and 2 (p-value = <0.01) and judges 1 and 3 (p-value = <0.01) for all components. The data analysis obtained during the debriefing, originated five categories with their respective units registration by thematic content analysis of Bardin. The results suggest that this strategy is able to rescue of students, reasoning operating during the action, develop critical thinking and reflective about the competence, identify learning gaps, promote satisfaction to students and improve professional self-image. We conclude that the strategy enables the development of competency assessment for pressure ulcer risk in dimensions of knowledge (knowledge), activities (skills), act-want, act-learn and act-power (attitudes), explored in this study.
 
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Data de Publicação
2016-06-28
 
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