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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.22.2005.tde-12082005-155143
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Alberto Seixas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2005
Orientador
Banca examinadora
Mendes, Isabel Amelia Costa (Presidente)
Caliri, Antonio
Costa Junior, Moacyr Lobo da
Título em português
"Implantação de plataforma aberta de educação a distância e sua aplicabilidade no contexto da enfermagem"
Palavras-chave em português
educação a distância
educação em enfermagem
informática em saúde
pesquisa em enfermagem
Resumo em português
Este trabalho descreve a trajetória percorrida desde a análise de requisitos até a configuração de todo o ferramental de software, hardware e de recursos humanos necessários para implantação de um sistema que comporte cursos a distância na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). É um dos resultados de extensas pesquisas realizadas desde 1998, quando Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação no Processo de Enfermagem (GEPECOPEn) iniciou suas investigações relacionadas ao uso da videoconferência como ferramenta aplicada ao ensino e a pesquisa, com vistas ao aprimoramento da prática do profissional de saúde. A inclusão do tema plataforma de educação a distância foi o caminho natural de evolução das pesquisas, visto que é preemente a necessidade de oferecimento de alternativas inovadoras para a disseminação do conhecimento, dada a escassez de espaço físico, tempo e de recursos físicos e humanos. A opção pela adoção do software livre está em conformidade com as diretrizes propostas pela Universidade de São Paulo, do Estado e da União. A modalidade de educação feita a distância permite maior flexibilização das agendas de professores e alunos e amplia a capacidade de atendimento da demanda, que se mostra em crescimento constante.Os resultados deste trabalho originaram-se do processo de implantação do sistema e do oferecimento de um curso piloto para uma comunidade de alunos de curso de graduação em enfermagem da EERP/USP. Foram consideradas as etapas que precedem a implantação da plataforma de software até o estágio posterior ao oferecimento de um curso, quando então são analisados os dados obtidos do processo de acompanhamento do curso a distância. Como resultado do trabalho tem-se, portanto: o sistema implantado, o inventário do processo de implantação e o roteiro detalhado para criação do curso a distância na plataforma Teleduc. Este sistema implantado, juntamente com o roteiro, poderá ser utilizado por professores e outros profissionais para iniciar suas atividades neste ambiente virtual de ensino-aprendizagem.
Título em inglês
Implantation of an open distance education platform and its applicability in a nursing context
Palavras-chave em inglês
distance education
medical informatics
nursing education
nursing research
Resumo em inglês
This study describes the trajectory from the requirement analysis to the configuration of software and hardware tools and human resources needed to implant a distance course system at the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing (EERP/USP). This is one of the results of extensive studies realized since 1998, when the Study and Research Group on Communication in the Nursing Process (GEPECOPEn) started its research on the use of videoconferencing as a teaching and research tool, with a view to improving health professionals’ practice. Including the subject of a distance education platform was part of this research’s natural course, considering the urgent need to offer innovative alternatives for knowledge dissemination, given the lack of physical space, time and physical and human resources. The choice of a free software is in accordance with the guidelines established by the University of São Paulo, the State and the Union. Distance education allows for greater flexibility in teachers and students’ agendas and expands the capacity to attend to a permanently increasing demand. The results of this work are based on the system implantation process and the offering of a pilot course to a group of undergraduate nursing students at EERP/USP. The steps preceding the implantation of the software platform until after the offering of a course are taken into consideration. Next, data obtained from the distance course process are analyzed. This work produced the following results: the implanted system, the implantation process inventory and a detailed script for the creation of a distance course in the Teleduc platform. In combination with the script, this implanted system can be used by teachers and other professionals to start their activities in this virtual teaching-learning environment.
 
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Data de Publicação
2005-10-31
 
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