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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.22.2003.tde-05042005-132517
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Carlos Santiago
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2003
Orientador
Banca examinadora
Evora, Yolanda Dora Martinez (Presidente)
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
Cassiani, Silvia Helena de Bortoli
Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
Leite, Maria Madalena Januario
Título em português
"A multimídia interativa como recurso didático-pedagógico para o ensino teórico-prático da semiologia em enfermagem"
Palavras-chave em português
enfermagem
ensino
multimídia
Resumo em português
Trata-se de uma pesquisa do tipo descritivo/exploratório. Analisa a multimídia interativa como recurso no ensino de semiologia para o Curso de Graduação em Enfermagem. A metodologia adotada teve duas etapas. Inicialmente buscamos o perfil dos entrevistados, a partir das variáveis: período do curso, recebimento de algum conteúdo de semiologia relacionado ao ensino de semiologia, disciplina da graduação em que recebera tal conteúdo, o tempo de recebimento desse conteúdo, recebimento de algum conteúdo teórico-prático de semiologia via CD ROM, se possuía computador próprio em sua residência e, se sabia utilizar o CD ROM como material didático. Para esta etapa foi feito tabulamento dos dados com sua posterior análise freqüencial. A segunda etapa ocorreu através da análise de conteúdo, com a qual foi possível a construção de três nucleamentos de idéias, conforme BARDIN. O primeiro nucleamento foi intitulado "A impregnação dos sentidos provocado pelo CD ROM interativo". Com ele, constatamos uma forte evidência em afirmar que a multimídia é um meio de fácil manuseio e bastante facilitador entre teoria e prática da semiologia, pois melhora e inova a compreensão das aulas teóricas ajudando no exame físico direto do cliente, além de suprir, ao seu modo, a carência de laboratórios pedagógicos. O segundo nucleamento, denominado de "A realidade virtual: O Eu digital/pneumático em rede", apontou que a simulação virtual não é igual à realidade do cliente, que o professor pode ficar limitado ao uso da linguagem virtual desvalorizando as relações interpessoais entre todos os envolvidos na dinâmica de ensino-aprendizagem, outrossim a transformação do ensino em algo muito individualizado pela super valorização da linguagem em foco. O último nucleamento foi assinalado como "A linguagem virtual como recurso pedagógico: O equilíbrio que não deve ser perdido". Observamos, por seu intermédio, que a multimídia é um recurso objetivo, versátil, fácil e simples, que ajuda na revisão dos conteúdos, podendo ser utilizado no próprio domicílio do aluno, apresentando, porém, limitações que vão desde a separação entre os atores do processo ensinoaprendizagem, passando por uma necessidade de melhor compreensão do uso dessa linguagem como modalidade didática, até a constatação de que trata-se de um recurso complementar às outras formas. A conclusão dessa pesquisa, aponta para três reflexões essenciais. 1- O desenvolvimento das Novas Tecnologias da Comunicação/Informação, determina aos enfermeiros um imperativo acerca da necessidade da inserção no manuseio dessas tecnologias, tanto no plano da sua implementação, enquanto produto tecnológico, como no plano do seu desenvolvimento dentro da própria enfermagem, a fim de permitirlhe um domínio desse saber específico; 2- A compreensão da linguagem virtual precisa ser amplamente dimensionada pelo enfermeiro, pois, ela já se constitui como elemento das relações sociais do trabalho , da ciência e da cultura humana e; 3- A pedagogia específica da enfermagem deve perceber que a utilização da linguagem virtual não se traduz numa “panacéia” à natureza da formação e do trabalho de enfermagem, mas, sobretudo, se apresenta ao docente como uma modalidade extremamente dinâmica e inovadora de se ensinar a cuidar através da enfermagem.
Título em inglês
The Interactive Multimedia as resource pedagogicdidactic for theorical-practice in nursing semiology.
Palavras-chave em inglês
multimedia
nursing
teaching
Resumo em inglês
Descriptive /exploratory research. Analyzes the interactive multimedia as a resource for teaching semiology to nursing graduation. The methodology adopted was fulfilled in two moments. Initially the profile of the interviewed ones was investigated through the variables: semester in course, acquaintance of semiology knowledge related to semiology teaching, discipline in which such knowledge has been acquired, acquaintance of theorical - practical content of semiology via CD Rom, possession of PC and, whether they had the skills to work with the CD Rom as didactic device. To this first step the information obtained was processed into data for future analyses of frequency. The second step was based on the analyses of content with which the construction of three nucleai of ideas was possible in accordance with BARDIN. The first nucleus was entitled “Senses impregnation by interactive CD Rom”, a strong evidence to affirm that the multimedia is a not only as easy to handle resource but also a way to make semiology theory and practice easier once it enhances the comprehension of theorical classes helping the development of the physical examination of clients, besides making uf, on its on ways, for the lack of pedagogical labs. The second nucleus named “Virtual reality: the digital/pneumatic me on the net” pointed out that the virtual simulation is not similar to the reality of the client, that relationship among everyone involved in the teaching/learning dynamics, likewise transforming teaching into something extremely individual due to over appreciation of the language used in focus. The ,last nucleus was named as “The virtual language as a pedagogical resource: the balance that can not lost”. We observe, due to its intermediation, that multimedia is an objective, versatile, easy and simple resource helping in the review of contents with possibility of household use by students, nevertheless showing limitations that go from splitting the actors of the teaching/learning process through the need of better comprehension of the use of such language as a didactic mode till the evidence that it is a complementary resource to other means of teaching. The conclusion of the research points out to three essential reflections. 1. The development of new technologies of information/communication determines an imperative to Nurse for the need of insertion on this technology handling not only to its implementation as a technological device, bus also on its development inside the Nursing field aiming to allow the grasp of its specific knowledge; 2. Comprehension of virtual language needs to be widely dimensioned by the Nurse once it is already an element of work and social relations, of science and of human culture; 3. Specific pedagogy of Nursing must be aware that the use of virtual language is no panacea to the nature of graduation and work of Nurses but, above all, that it is presented as an extremely dynamic and innovatory modality of teaching how to assist through Nursing.
 
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SANTIAGO_LC.pdf (544.49 Kbytes)
Data de Publicação
2005-12-07
 
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