• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2016.tde-01022016-154537
Documento
Autor
Nome completo
Rita Cássia Ismail
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2015
Orientador
Banca examinadora
Pace, Ana Emilia (Presidente)
Stacciarini, Thais Santos Guerra
Zanetti, Maria Lucia
Título em português
Contribuição de um programa educativo na monitorização da glicemia capilar em pessoas com diabetes mellitus tipo 2
Palavras-chave em português
Diabetes mellitus
Educação em saúde
Monitorização da glicemia capilar
Resumo em português
Trata-se de uma pesquisa de avaliação, realizada por análise de resultados antes e após uma intervenção, cujo objetivo principal foi avaliar a contribuição de um programa educativo na monitorização da glicemia capilar, em pessoas com diabetes mellitus tipo 2. A amostra ficou constituída por 82 pessoas, em seguimento ambulatorial em um hospital de atenção terciária do interior paulista. As intervenções educativas foram desenvolvidas em grupo aberto, por meio da ferramenta "Mapas de Conversação em Diabetes", fundamentada nos pressupostos da Teoria Social Cognitiva. O programa educativo se desenvolveu em quatro sessões, com duração média de uma hora e quinze minutos para cada tema, respectivamente: fisiopatologia, controle e complicações da doença, alimentação e atividade física, medicamentos e monitorização da glicemia capilar e da insulina. Além destas sessões, ocorreram dois encontros adicionais para a coleta dos dados, o primeiro antes das intervenções e o segundo, após o seu término. No terceiro encontro, enfatizaram-se os cuidados com a monitorização da glicemia capilar, e foram entregues glicosímetros e insumos para a avaliação da glicemia capilar no domicílio. Para a caracterização da amostra, utilizou-se a estatística descritiva, e para as análises dos dados utilizaram-se os testes de McNemar, para as variáveis categóricas, os Testes de Wilcoxon e o de Correlação de Spearman, mediante nível de significância de 5% (alfa = 0,05). Na caracterização da amostra, destacam-se: 48(58,54%) são do sexo feminino, e os respectivos valores médios da idade são 60,4(DP=8,4) anos; dos anos estudados 4,86(DP=3,86) anos e do diagnóstico da doença 15,3 (DP=8,2) anos. Para o valor de p<0,05, houve diferenças entre os momentos para o conhecimento dos cuidados da monitorização (valores da glicemia de jejum e pós-prandial, descarte dos insumos, sinais/sintomas, prevenção e tratamento da hipoglicemia e da hiperglicemia) e da frequência diária da monitorização da glicemia capilar. O programa educativo contribuiu com a melhora do conhecimento e com a frequência da monitorização da glicemia capilar
Título em inglês
Contribution of an educational program to capillary glucose monitoring in people with type 2 diabetes mellitus
Palavras-chave em inglês
Capillary glucose monitoring
Diabetes mellitus
Health education
Resumo em inglês
This was an evaluative study, developed by means of an analysis of results prior to and after an intervention, whose main objective was to evaluate the contribution of an educational program to capillary glucose monitoring in people with type 2 diabetes mellitus. The sample was made of 82 people, in ambulatory follow-up at a hospital that provides tertiary health care in the interior of the state of São Paulo. The educational interventions were developed in an open group, using the tool "Diabetes Conversation Maps", grounded on principles of the Cognitive Social Theory. The educational program was developed in four sessions, with an average duration of one hour and fifteen minutes for each subject, namely: physiopathology; disease control and complications; feeding and physical education; medications, capillary glucose monitoring, and insulin. In addition to these sessions, there were also two meetings for data collection; the first was held prior to intervention, and the second after their completion. At the third meeting, the researchers emphasized the care required for monitoring capillary glucose, and handed the participants with glucometers and materials for assessing capillary glucose at home. Descriptive statistics were used for sample characterization. The McNemar test was used for data analysis, and the Wilcoxon test and Spearman's correlation for categorical variables, with significance set at 5% (alpha = 0.05). Sample characteristics that stood out include: 48 (58.54%) participants were women, and respective mean values were 60.4 (SD=8.4) years of age; 4.86 (SD=3.86) years of education, and 15.3 (SD=8.2) years since the disease diagnosis. For the value of p<0.05, there were differences among the moments for learning about the monitoring care (interpretation of results, postprandial glucose levels, glucometer calibration, disposal of the materials, cleansing of the puncture site, knowledge of the terms hypoglycemia and hyperglycemia, conducts towards hypoglycemia and prevention of hypoglycemia and hyperglycemia) and the daily frequency of the capillary glucose monitoring. The educational program contributed to improve the knowledge and frequency of capillary glucose monitoring
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
RITACASSIAISMAIL.pdf (737.84 Kbytes)
Data de Publicação
2016-02-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.