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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2013.tde-17012014-101243
Documento
Autor
Nome completo
Tatiane Mitleton Borges Ramos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2013
Orientador
Banca examinadora
Pedrão, Luiz Jorge (Presidente)
Andrade, Antonio dos Santos
Cardoso, Carmen Lúcia
Ribeiro, Daniela de Figueiredo
Santos, Manoel Antonio dos
Título em português
Acolhimento e Vínculo na assistência de pessoas com diagnóstico de transtornos alimentares
Palavras-chave em português
Assistência ao paciente (serviços de saúde)
Entrevista de grupo
Psicodrama
Transtornos de ingestão de alimentos
Resumo em português
O objetivo do presente estudo é avaliar e compreender os processos de acolhimento e de vínculo, pela perspectiva dos usuários de um serviço de assistência a pessoas diagnosticadas com transtornos alimentares (TAs). Para isso, foi realizada a mensuração da satisfação dos usuários com o serviço, por meio da escala SATIS-BR (n = 15), e foram realizadas as entrevistas em grupo focal, conduzidas pelo método psicodramático (n = 7). Os resultados da SATIS-BR revelaram que: 77,20% dos usuários consideraram o serviço satisfatório de uma maneira geral; 87,6% dos usuários mostraram-se satisfeitos com a compreensão que a equipe tem com relação ao problema do paciente, e com a competência da equipe; 88,8% estão satisfeitos com a ajuda recebida e com a forma como foram acolhidos pela equipe e 23,3% dos usuários estão satisfeitos com as condições físicas e o conforto do serviço. Os dados das entrevistas em grupo focal mostraram que o serviço investigado apresenta algumas deficiências com relação ao Acolhimento no que se refere ao acesso, à técnica e à postura, e, com relação ao Vínculo, no que se refere à afetividade, à relação terapêutica e à continuidade. Com relação ao acesso observou-se a escassez de serviços multidisciplinares que assistem pacientes com TAs e que o acesso sócio organizacional influi diretamente na qualidade do tratamento. No que se refere à técnica e à postura, percebeu-se que a formação profissional, influenciada pelo modelo biomédico, pode dificultar a relação terapêutica e impede que os profissionais tenham posturas de diálogo, empatia, afetividade para com o paciente e um atendimento que envolva uma escuta qualificada, discussão e um cuidado integral do usuário. Percebeu-se que o profissional competente é aquele que equilibra, quando necessário, posturas mais compreensivas e afetuosas com posturas mais firmes e diretivas. No que corresponde à continuidade, foi visto que ela é prejudicada pela rotatividade de profissionais, e dificulta a formação de um trabalho interdisciplinar, e de uma equipe de referência para o paciente. Apesar dos resultados positivos do tratamento obtidos, em parte, pela competência do terapeuta principal e a competência técnica da equipe, esse estudo sugere que os profissionais realizem capacitações, para oferecerem um cuidado que abarque posturas mais compreensivas e afetuosas, e a integralidade do paciente. Apesar de não ser o objetivo dessa pesquisa, observou-se que as entrevistas em grupo focal ampliaram a percepção dos participantes sobre si mesmos, sobre o seu tratamento e sobre a sua relação com os TAs. Ademais, a intervenção permitiu que os participantes desenvolvessem a sua empatia com relação aos profissionais, espontaneidade, criatividade e liberdade de expressão. Conclui-se que as entrevistas em grupo focal, conduzidas pelo método psicodramático, promoveram um efeito terapêutico nos participantes e proporcionaram recursos para que eles refletissem mais profundamente sobre os itens avaliados na escala SATIS-BR. Os dados emersos dessa pesquisa indicam que os serviços de assistência às pessoas com TAs devem se atentar sobre os fatores de acesso, técnica, postura, afetividade, relação terapêutica e continuidade, pois eles são essenciais para a qualidade da assistência prestada
Título em inglês
Embracement and Bond in the assistance to people diagnosed with Eating Disorders
Palavras-chave em inglês
Eating disorders
Group interview
Patient Care (Health Services)
Psychodrama
Resumo em inglês
This study aimed to evaluate and understand the processes of embracement and bond from the perspective of users of a health care service for people diagnosed with eating disorders (ED). For this, the measurement of user satisfaction with the service was performed using the scale SATIS-BR (n=15), and interviews were conducted in focus groups through the psychodrama method (n=7). The results of SATIS-BR revealed that 77.20% of users considered the service satisfactory in general; 87.6% of users were satisfied with the understanding that the team has with respect to the patient's problem, and with the competence of the team; 88.8% were satisfied with the help received and how they were embraced by the team; and 23.3% of users were satisfied with the physical conditions and comfort of service. The interview data in the focal group showed that the investigated service is deficient with respect to the Embracement regarding the access, the technique and posture; and, with respect to the Bond regarding the affection, the therapeutic and continuity. Regarding the access, it was observed scarcity of multidisciplinary services that assist patients with ED and that the socio-organizational access influences directly the quality of treatment. With regard to technique and posture, it was realized that training, influenced by the biomedical model, may hinder the therapeutic relationship and prevents that professionals have positions of dialogue, empathy, affection towards the patient and care with qualified hearing, discussion and comprehensive care for the users. It was noticed that the competent professional is one that balances, when appropriate, understanding and affectionate postures with strong and directive postures. Related to the continuity, it was impaired by staff turnover, which hindered the formation of interdisciplinary work and a reference team for the patient. Despite the positive results of treatment obtained, in part, by the competence of the primary therapist and the technical competence of the team; this study suggests that professionals undertake training to offer comprehensive care wit sympathetic and affectionate postures for the patient. Although it is not the purpose of this research, it was observed that the focus group interviews increased the participants' perceptions about themselves, about their treatment and their relation with ED. Moreover, the intervention allowed participants to develop their empathy in relation to professionals, spontaneity, creativity and freedom of expression. It is concluded that the focus group interviews, conducted by the psychodrama method, promoted a therapeutic effect on the participants and provided resources for them to reflect more deeply on the assessed items of the SATIS-BR scale. The data emerged from this research indicate that support services to people with ED should be aware of the factors of access, technique, posture, affectivity, therapeutic relationship and continuity, as they are essential for the quality of care provided
 
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Data de Publicação
2014-01-22
 
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