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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2005.tde-16092005-143703
Documento
Autor
Nome completo
Isabel Cristina Belasco Bento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2005
Orientador
Banca examinadora
Bueno, Sonia Maria Villela (Presidente)
Bocardi, Maria Inês Brandão
Costa, Joao Carlos da
Pedrão, Luiz Jorge
Petean, Eucia Beatriz Lopes
Título em português
"Educação preventiva em sexualidade, IST/AIDS do surdo através da pesquisa-ação"
Palavras-chave em português
Educação Preventiva
IST/Aids
Pesquisa-Ação
Sexualidade
Surdos
Resumo em português
Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, mediada pela metodologia da pesquisa-ação, fundamentada em referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Esse visa a levantar problemas vivenciados por uma população específica de nove surdos, adultos jovens, alunos de uma Classe de Educação de Jovens e Adultos (EJA) frente à sexualidade e as IST/aids, através da comunicação pela Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS); criar junto deles possibilidades de construção, implementação e avaliação de ações educativas, frente a situações problematizadas, criando subsídios à reflexão para uma mudança de atitude frente às dificuldades identificadas, com vistas ao desenvolvimento da autonomia, da escolha responsável e cidadã relativa à vida sexual, à negociação do sexo seguro e à prevenção das IST/aids. Discute-se a necessidade de um trabalho voltado especificamente a esta população que é peculiar, dada a exclusão existente e pela própria dificuldade da comunicação. Analisa-se a construção de um referencial que possa dar conta da implementação de um processo educativo, ao mesmo tempo dando respaldo para a abordagem crítica e científica do mesmo. Isto suscitou instrumentalização para lidar com esta questão exigindo da pesquisadora freqüentar e concluir curso de LIBRAS para favorecer a interação horizontal. A entrevista foi aplicada de acordo com os preceitos éticos e o rigor cientifico. Foi verificada uma dificuldade no que diz respeito aos conteúdos curriculares de Educação Básica, em 7 relação ao corpo humano, bem como a gravidez e parto. Relativamente à sexualidade, esta palavra não era de conhecimento dos surdos pesquisados. Quanto à prática do sexo uma grande parte já havia tido experiências neste sentido e como método de proteção para o sexo, a camisinha, o casamento, a fidelidade e a pílula anticoncepcional eram os conhecidos por eles. Com respeito as IST/aids e as outras questões depreendeu-se a necessidade de informações complementares para o exercício de uma sexualidade segura e responsável. Foram efetuadas, descritas e avaliadas as ações educativas implementadas, concluindo-se que os surdos são uma população que demanda de uma educação preventiva para as temáticas estudadas de forma dinâmica, contextualizada e voltada para sua peculiaridade, ou seja, sua língua, sua cultura, sua experiência visual acurada e sua facilidade de comunicação com seus pares, indo de encontro com a proposta de formação de agentes multiplicadores.
Título em inglês
"Preventive Education in Sexuality, STD/AIDS for the Deaf through Action-Research"
Palavras-chave em inglês
Action-Research
Deaf
Preventive Education
Sexuality
STD/AIDS
Resumo em inglês
This study is about a qualitative research, measured by action-research methodology, based in Paulo Freire’s theoretical method. This paper is to raise problems lived by a specific young deaf adults population facing sexuality and STD/AIDS, through language communication by signs, using LIBRAS( Brazilian Sign Language) ; creating among them construction possibilities, implementation and assessment of teaching actions, facing problematic situations, creating subsidy to reflexion for a change in attitude facing identified problems leading to a self development and a responsible choice related to sexual life, safe sex and STD/AIDS prevention. The need of a job is discussed specifically turned to this peculiar population since exclusion is always present and by their own difficulty in communication. The build of a referential is also discussed, that can implement the educative process and at the same time giving support to a critical and scientific approach. This brought about instrumental to deal with questions, demanding the researcher to conclude a LIBRAS course to favor the horizontal interaction. The interview was done according to ethical rules and scientific accuracy. A great dificulty was found regarding the current curriculum content in relation to the human body, pregnancy and childbirth. Sexuality is a word not known by the group in this study; regarding sex practice, only one has never had sex before and all of them 9 have known about sex protection methods, condom, marriage, fidelity and anti conceptional pills. Regarding STD/AIDS and other matters related, we could see the need of complementary information for a safe and responsible sexuality practice. The implemented educational actions were done, described and assessed. It may be concluded that the deaf population is calling for a preventive education in the areas mentioned above in a dynamical form, contextualized and turned to their language, culture, sharp visual experience and the facility for partner communication, heading toward the proposal of multiplier agent formation.
 
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BENTO_ICB.pdf (982.78 Kbytes)
Data de Publicação
2005-10-31
 
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