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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.22.2012.tde-06112012-184946
Documento
Autor
Nome completo
Sueli de Carvalho Vilela
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2012
Orientador
Banca examinadora
Pedrão, Luiz Jorge (Presidente)
Campos, Claudinei Jose Gomes
Furegato, Antonia Regina Ferreira
Nogueira, Denismar Alves
Scatena, Maria Cecilia Morais
Título em português
Escala de observação da interação enfermeiro-cliente: construção e validação
Palavras-chave em português
abordagem centrada na pessoa
enfermagem
relação interpessoal
Resumo em português
As relações interpessoais são discutidas em vários campos da enfermagem; na saúde mental e na psiquiátrica elas se desenvolvem como relações terapêuticas sendo abordadas como relação de ajuda ou relacionamento interpessoal. Na Abordagem Centrada na Pessoa as atitudes de consideração positiva incondicional, atitude empática e congruência são imprescindíveis para se desenvolver relações interpessoais terapêuticas promovendo nelas um clima de facilitação do crescimento e desenvolvimento do sujeito no cuidado. Na literatura brasileira de enfermagem não foram encontradas medidas de avaliação de tais atitudes embora se acredite que serão necessárias tanto no campo do cuidado quanto da educação. Através deste estudo, buscou-se desenvolver um instrumento de avaliação das relações interpessoais, abrangendo as três atitudes facilitadoras: consideração positiva incondicional, atitude empática e congruência e realizar a análise exploratória quanto à dimensionalidade e a fidedignidade do instrumento. O polo teórico envolveu a explicação dos construtos, a elaboração dos itens e as análises empíricas; o polo empírico relacionou-se a fase de experimentação do instrumento. Trata-se da escala de observação da interação enfermeiro-cliente constituída de itens positivos e reversos, tipo likert com cinco pontos. A consideração positiva incondicional ficou com 22 itens (15 reversos); a atitude empática compôs-se de 18 itens (2 reversos) e a congruência totalizou em 8 itens (2 reversos). Tais itens expressam o componente comportamental, verbal e motor de cada construto e foram indicados para o uso em situações de observação durante o cuidado. Optou-se pela filmagem das relações interpessoais desenvolvidas por 10 enfermeiros com 92 pessoas diagnosticadas com transtornos mentais durante consultas de enfermagem realizadas nas Estratégias de Saúde da Família de uma cidade do interior de Minas Gerais. No polo analítico, utilizou-se da análise fatorial (AF) e a consistência interna (coeficiente alfa de Cronbach) segundo referencial teórico-metodológico utilizado. O instrumento foi avaliado segundo modelo teórico apresentando alfa da escala global de 0,82, do atributo um (consideração positiva incondicional) 0,68, do atributo dois (atitude empática) 0,76 e do atributo três (congruência) 0,49. Devido à baixa consistência interna do atributo três em conformidade com os resultados das cargas fatoriais, analisou-se um modelo sugerido pela AF de 36 itens, o que se mostrou frágil em relação aos conceitos constitutivos e a operacionalização. Os melhores resultados apontaram para um instrumento composto de três subescalas. A escala global de consideração positiva incondicional apresentou alfa de 0,687, a escala de atitude empática teve escore global de 0,769 e a terceira de 0,517. Itens com cargas fatorais abaixo de 0,40 foram eliminados. Todos os coeficientes foram significativos com valor-p <0,01 e correlação significativa observada pelo coeficiente de Spearman. Consideram- se necessários ajustes no construto/atributo três, devido à fragilidade dos resultados, embora estejam dentro dos parâmetros considerados aceitáveis. O instrumento construído pode ser utilizado por profissionais que desejam avaliar as relações interpessoais no cuidado de enfermagem que tenha a finalidade de pesquisa ou didática.
Título em inglês
Scale of observation of nurse-client interaction: construction and validation.
Palavras-chave em inglês
interpersonal relation
nursing
person-centred approach
Resumo em inglês
The interpersonal relations are discussed in many nursing fields and in mental health or psychiatric nursing they develop themselves as therapeutic relations that are approached as help relations or interpersonal relationship. In the Person-Centred Approach, unconditional positive consideration attitudes, empathetic attitudes and congruence are indispensable to develop therapeutic interpersonal relations and to promote an environment of growing and development facilitation for the subject on care. In Brazilian nursing literature, evaluation measures for these attitudes were not found although one believes that they will be necessary so far as in care and education fields. Through this study, one had as an objective to develop an interpersonal relationship evaluation instrument that enfolds the three facilitating attitudes, unconditional positive consideration attitudes, empathetic attitudes and congruence, and to perform the exploratory analysis concerning the dimensionality and reliability of such an instrument. The theoretic pole involved the explanation of the constructs, elaboration of the items and empirical analysis; the empirical pole related to the experimentation phase of the instrument. It is a matter of nurse-customer interaction observation scale constituted of positive and reverse items like a Likert-scale with five points. The unconditional positive consideration stayed with 22 items (15 reverse); the empathetic attitude was composed of 18 items (2 reverse) and the congruence counted for 8 items (2 reverse). Such items express the behavioral, oral and motor component of each construct and were indicated for using in conditions of observation during care. One chose for recording the interpersonal relations developed by 10 nurses involving 92 subjects with mental-impaired patients during nursing inquiries performed in Family Health Strategies in an inland city of Minas Gerais. In the analytical pole one made use of the factorial analysis (FA) and the internal consistency (Cronbach's alpha-coefficient) according the used theoretic-methodological referential. The instrument evaluated concerning to the theoretical model presented an alpha-scale global outcome of 0.82, being 0.68 for attribute one (unconditional positive consideration), 0.76 for attribute two (empathetic attitude) and 0.49 for attribute three (congruence). Due to the low internal consistency of attribute three in relation to the factorial load results, one analyzed a model of 36 items suggested by FA that showed itself fragile in relation to constitutive concepts and operationalization. The best outcomes indicate a three-subscale instrument. The unconditional positive consideration global scale presented an alpha of 0.687, the empathetic attitude scale got a global score of 0.769, and congruence featured 0.517. Items with factorial load below 0.40 were eliminated. All coefficients were significant for p<0.01 and significant correlation confirmed by Spearman coefficient. Some adjustments are necessary for the third construct/item due to the fragility of the results, although they are within acceptable parameters. The instrument so developed can be used by professionals who wish to evaluate the interpersonal relations in nursing care with research or didactic purpose.
 
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Data de Publicação
2013-01-10
 
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