• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Stella Yukiko Nakatsuka
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2017
Orientador
Banca examinadora
Azzolini Júnior, Walther (Presidente)
Silva, Iris Bento da
Souza, Fernando Bernardi de
Título em português
Análise e discussão de causas de níveis elevados de inventário em uma empresa que se autodenomina enxuta: comparação entre cenários de simulação de dados reais de uma empresa do setor automotivo
Palavras-chave em português
Gestão de inventário
Manufatura enxuta
Mapeamento do fluxo de valor
Simulação
Resumo em português
O principal propósito deste trabalho é avaliar as principais variáveis que devem ser consideradas no dimensionamento do buffer de componentes de uma empresa que trabalha sob a ótica da Manufatura Enxuta, que devem ser fornecidos a uma célula de manufatura com mix variado de conjuntos similares a serem produzidos. Como mecanismo de validação da investigação, devido ao dinamismo inerente a operação de sistemas de produção com layout célular, foi utilizada a ferramenta Mapeamento de Fluxo de Valor com o apoio de uma estrutura de um software comercial de simulação computacional aplicando o otimizador do aplicativo desenvolvido a partir de um algoritmo genético a fim de contrapor o uso do abastecedor das células com o controle efetivo do nível de inventário do buffer. Como resultado são apresentados diferentes cenários definidos como experimentos tendo como principal fator a variação do tempo de ciclo de abastecimento executado e o fluxo de material como parâmetro inerente a demanda por cada um dos componentes consumidos na operação da célula de manufatura. Através das análises dos resultados foi concluído que os elevados níveis de estoque se tornam ou não necessários dependendo preliminarmente da capacidade de carregamento por ciclo de abastecimento do transportador e o tempo de ciclo necessário para a realização da atividade de ressuprimento. A relevância do tema de pesquisa estudado encontra-se na contribuição pertinente às informações adquiridas in loco na realidade de uma empresa que trabalha sob a ótica da Manufatura Enxuta, no crescente aumento da complexidade dos sistemas produtivos e, consequentemente, da dificuldade de análises mais precisas do impacto que as variáveis de fluxo, como por exemplo, tempo de abastecimento e movimentação, tempo de setup e os respectivos roteiros de fabricação podem causar no desempenho dos processos no chão de fábrica.
Título em inglês
Analysis and discussion of causes of high levels of inventory in a company that calls itself lean: comparison between simulation scenarios of real data of a company in the automotive sector
Palavras-chave em inglês
Inventory management
Lean manufacturing
Simulation
Value stream mapping
Resumo em inglês
The main purpose of this work is to evaluate the main variables that must be considered in the component buffer dimensioning of a company that works with Lean Manufacturing, which to a manufacturing cell should be supplied with a varied mix of similar sets to be produced . As a research validation mechanism, due to the dynamism inherent in the operation of production systems with cell layout, the Value Stream Mapping tool was used with the support of a commercial software simulation structure applying the developed application optimizer from a genetic algorithm in order to counteract the use of the cell supplier with the effective control of the inventory level of the buffer. As a result, different scenarios defined as experiments are presented, the main factor being the variation of the supply cycle time executed and the material flow as a parameter inherent to the demand for each of the components consumed in the manufacturing cell operation. Through the analysis of the results it was concluded that high levels of stock become or not necessary depending on the loading capacity per transport cycle of the conveyor and the cycle time required to perform the resupply activity. The relevance of the studied research theme lies in the relevant contribution to the information acquired locally in the reality of a company that works from the perspective of the Lean Manufacturing, in the increasing complexity of the productive systems and, consequently, of the difficulty of more precise analyzes of the impact that the flow variables, such as supply and handling time, setup time and the respective manufacturing routes, can cause in the process performance on the shop floor.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-02-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.