• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2018.tde-06082018-091138
Documento
Autor
Nome completo
Evandro Agostinho Reche
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2018
Orientador
Banca examinadora
Coury, Denis Vinicius (Presidente)
Freitas Filho, Walmir de
Lopes, Felipe Vigolvino
Título em português
Metodologia baseada em mineração de dados para redução de múltipla estimação na localização de faltas em alimentadores de distribuição radiais
Palavras-chave em português
Smart Grids
DAMICORE
Localização de faltas
Mineração de dados
Múltipla estimação
Resumo em português
A complexidade dos sistemas de distribuição é uma característica intrínseca dos mesmos, isso dificulta a aplicação de ferramentas convencionais para localização de faltas, cuja eficiência é determinante para melhoria dos índices de qualidade de energia e serviços prestados por concessionárias de energia. Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma abordagem alternativa para a localização de faltas em alimentadores de distribuição aéreos com topologia radial. A proposta consiste no desenvolvimento de um algoritmo de auxílio à decisão para técnicas convencionais de localização de faltas, capaz de reduzir o problema da múltipla estimação. Esta proposta se dá num contexto onde é vislumbrado uma infraestrutura de Smart Grids consolidada. A ferramenta consiste em um pré-processamento de sinais analógicos e extração de parâmetros para posterior uso da técnica DAMICORE (do inglês Data Mining of Code Repositories) a fim de encontrar relações entre os eventos, agrupando aqueles que forem similares, de modo a auxiliar na localização de faltas. O sistema utilizado para a simulação de curtos-circuitos foi o alimentador-teste IEEE 34 barras em que os testes preliminares do algoritmo para este sistema resultaram em uma redução considerável para a múltipla estimação.
Título em inglês
Data mining-based method to reduce multiple estimation for fault location in radial distribution feeders
Palavras-chave em inglês
DAMICORE
Data mining
Fault location
Multiple estimation
Smart grids
Resumo em inglês
The complexity of distribution systems is an intrinsic characteristic from them, making it difficult to apply conventional fault locating methods, whose efficiency is decisive for the improvement of power quality and service indexes provided by the utilities. This work aims to present an alternative approach for fault location in aerial distribution feeders with radial topology. The tool consists of the development of a decision aid algorithm for conventional fault location techniques capable of reducing the multiple estimation problem. This proposal takes place in a context where a Smart Grids-based infrastructure is envisaged. This tool consists of a pre-processing of analog signals and feature extraction for later use of the DAMICORE (Data Mining of Code Repositories) technique to find connections between events, forming groups of similar events, and helping the Fault Location. The system used to simulate short circuits was the IEEE 34 Node Test Feeder and, for this system, the algorithm responded with a significant reduction of multiple estimations.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Evandro.pdf (3.19 Mbytes)
Data de Publicação
2018-08-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.