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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.18.2014.tde-25062015-150938
Documento
Autor
Nome completo
Sandro Guimarães Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2014
Orientador
Banca examinadora
Pagliuso, Josmar Davilson (Presidente)
Ávila, Márcio Turra de
Martins, Mario Eduardo Santos
Pau, Felipe Soto
Santos, Antonio Moreira dos
Título em português
Desenvolvimento de uma câmara de combustão para um motor diesel ottorizado auxiliado por simulação 1D/3D
Palavras-chave em português
Câmara de combustão
CFD
Combustível alternativo
Etanol
Motor
Simulação
Resumo em português
Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre diferentes geometrias de câmaras de combustão, no intuito de eleger a que proporcione queima mais adequada de etanol a um motor originalmente projetado para operar no ciclo Diesel que foi transformado para operar no ciclo Otto. O processo de formação de mistura é analisado desde a injeção de combustível no pórtico de admissão até o momento da ignição na câmara de combustão. Esta análise se baseia em simulações 1D e 3D, cujos modelos foram previamente validados em bancada experimental.
Título em inglês
A combustion chamber development aided for 1D/3D simulation for a diesel engine converted to Otto cycle
Palavras-chave em inglês
CFD
Combustion chamber
Engine
Ethanol
Simulation
Resumo em inglês
This work presents a comparative analysis between different combustion chambers, in order to elect one to provide a more suitable burning ethanol in engine originally designed to operate on diesel cycle which has been converted to operate on Otto cycle. The mixture formation process is analyzed since the port fuel injection until ignition timing in combustion chamber. This analysis is based on 1D and 3D simulations, of which models were previously validated in experimental bench.
 
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Data de Publicação
2015-07-14
 
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