• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2008.tde-29072008-132629
Documento
Autor
Nome completo
Camila de Araujo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2008
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Daniel Capaldo (Presidente)
Carvalho, Marly Monteiro de
Fortes, Renata Pontin de Mattos
Título em português
Softwares de apoio ao gerenciamento ágil de projetos colaborativos de novos produtos: análise teórica e identificação de requisitos
Palavras-chave em português
Desenvolvimento de produtos
Gerenciamento ágil de projetos
Gerenciamento de projetos
Software de gerenciamento de projetos
Resumo em português
A competência em gerenciamento de projetos (GP) é reconhecida como um fator crítico para o desenvolvimento de novos produtos e possuir sistemas de informação adequados é um quesito fundamental para apoiá-la. Há uma disponibilidade de ferramentas e em contrapartida, um número significativo de críticas à sua utilização, especialmente no caso de produtos inovadores e complexos. O trabalho tem por objetivo identificar os desafios a serem enfrentados para o desenvolvimento de ferramentas de software para apoiar práticas com esse enfoque. Empregou-se a revisão bibliográfica combinada com o estudo de caso múltiplo. Compilou-se os desafios apontados na literatura, revisando os temas: colaboração, gerenciamento ágil de projetos e softwares para gerenciamento de projetos. O resultado, organizado segundo as áreas de processo do PMI, foi comparado com problemas reais, coletados por meio do método de estudo de caso. O setor de bens de capital foi escolhido para garantir a complexidade dos projetos (número de peças do produto e presença de colaboração). A unidade de análise é o sistema de informação para gerenciamento dos projetos (SIGP) de cada empresa. Descreveu-se o SIGP e o papel dos softwares de GP, de forma a identificar os desafios e classificá-los segundo áreas de conhecimento de GP. Os instrumentos utilizados foram roteiros de entrevistas, observações e análise de documentos. Os desafios foram confrontados com o esforço da comunidade científica, identificado por meio de uma revisão bibliográfica, classificada segundo as mesmas áreas de GP. Ao final, comparam-se os desafios das empresas com a teoria e identifica-se uma lista de requisitos para o desenvolvimento de softwares na área. A análise indica também que as ferramentas de GP são utilizadas de forma restrita na indústria de bens de capital e que há discordâncias entre o esforço dos pesquisadores e necessidades dos profissionais da área. Por fim, esta pesquisa identifica como temas relevantes: a integração de dados, o desenvolvimento de funcionalidades de aquisição e de gerenciamento de interfaces, riscos, recursos e multiprojetos.
Título em inglês
Software to support the agile collaborative project management of new products: theoretical analysis and requirements identification
Palavras-chave em inglês
Agile project management
Product development
Project management
Project management software
Resumo em inglês
The project management competence has been recognized as a critical factor to develop new products. Information systems are a fundamental factor to support it. There is an exceptional amount of tools. In opposition there are a significant number of critics about its utilization, in special in projects like innovative and collaborative product projects. The critics pointed needs for new methods and practices to support the agile project management. This research aims to identify challenges of developing project management tool to support this approach. The method used combines a bibliographical review with a multiple case study. The literature challenges were compiled, reviewing the themes: collaboration, agile project management and project management software. The result, organized by PMI process areas, was compared with case study real problems. The capital goods (BK) sector was chosen to ensure the projects complexity (by the product and collaboration presence). The analysis unit is the project management information system (PMIS) of each company. The PMIS and the role of the project management software were described to identify the challenges and classify them according to project management areas. The data collection instruments are plan interview, non-participant observations and document analysis. The challenges were faced with the scientific community effort, identified through a literature review and classified according to the same areas of PM. Following, the challenges of companies was compared with the literature and a requirement list is identified to develop PM software. The analysis indicates that the PM tools used in the BK industry are restricted. There is a mismatch between the researcher efforts and necessities of professionals in the area. Finally, this research identifies as relevant themes: data integration, development of acquisition features, interfaces, risks, resources and multi-projects management.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CamiladeAraujo.pdf (2.87 Mbytes)
Data de Publicação
2008-08-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.