• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2002.tde-27052004-110812
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cláudia Fernandes Terence
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2002
Orientador
Banca examinadora
Escrivao Filho, Edmundo (Presidente)
Lorenzo, Helena Carvalho de
Vanalle, Rosangela Maria
Título em português
Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento
Palavras-chave em português
particularidades de gestão
pequenas empresas
planejamento estratégico
Resumo em português
No universo das pequenas empresas o planejamento estratégico, realizado como processo contínuo de interação da empresa com o ambiente, que permite estabelecer os objetivos e as potencialidades da empresa, além de orientar o melhor aproveitamento dos recursos utilizados pela organização, é pouco utilizado, e tais organizações apresentam-se ineficientes no processo estratégico, seja pela complexidade desta ferramenta, seja por suas características de gestão. Assim, faz-se necessário abordar o planejamento estratégico de forma menos complexa e formal e, principalmente, considerando-se as suas principais características de gestão: estruturais, comportamentais e contextuais. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver e avaliar a utilização de um roteiro para auxiliar o pequeno empresário na elaboração do planejamento estratégico, considerando suas especificidades de gestão. O roteiro, construído com base nos modelos de planejamento propostos pelos principais autores da área, possui a peculiaridade que lhe deve ser atribuída – ser prático no auxílio ao pequeno empresário na elaboração do planejamento estratégico, implicando a especificação dos tópicos essenciais e a forma de desenvolvê-los. O roteiro demonstrou ser de fácil utilização e, nas empresas onde foi aplicado, auxiliou o pequeno empresário na adoção desta ferramenta como incremento de competitividade à medida que a utilização desta proporciona reflexões e diretrizes para as atividades da organização, como também possibilita adaptação e capacidade de resposta às mudanças do mercado. Esta pesquisa visa também colaborar para um melhor entendimento do processo estratégico nas pequenas organizações
Título em inglês
Strategic planning as tool of competitiveness in the small business: development and evaluation of a practical guideline for the process of elaboration of planning
Palavras-chave em inglês
management particularities
small business
strategic planning
Resumo em inglês
In the universe of the small businesses, strategic planning should be accomplished as a continuous process of interaction between the company and its environment, allowing the company to establish its objectives and potentialities, besides guiding the best use of resources. However, strategic planning is not broadly used in small businesses, due to the complexity of the tool or because of their management characteristics. Thus, it is necessary to approach strategic planning in a less complex and formal way and, mainly, considering its principal characteristics of management: structural, environmental and behavioural. The main goal of this research was to develop and to evaluate the use of a guideline to assist small entrepreneurs in the elaboration of strategic planning, considering their management specificities. The guideline was built starting from the planning models proposed by the main authors of the area and it has kept its peculiarity - to be practical in the assistance to the small entrepreneur in the elaboration of strategic planning, implying in the specification of the essential topics and the form of developing them. The guidelines demonstrated to be easy to be used and, in the companies where it was applied, it aided the small entrepreneur in the adoption of this tool as increment of competitiveness, as the use of its provides reflections and directions for the activities of organization, as well as making possible to adapt and respond to the changes of market. This research also seeks to collaborate for a better understanding of the strategic process in small organizations
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2004-09-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.