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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2003.tde-03032005-161204
Documento
Autor
Nome completo
Eliciane Maria da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2003
Orientador
Banca examinadora
Santos, Fernando Cesar Almada (Presidente)
Guerrini, Fabio Muller
Pires, Silvio Roberto Ignacio
Título em português
Alinhamento das estratégias competitivas com as estratégias de produção: estudo de casos no pólo moveleiro de Votuporanga - SP
Palavras-chave em português
custo
estratégia competitiva
estratégia de produção
indústria moveleira
prioridades competitivas
qualidade
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo principal investigar as estratégias competitivas em empresas de móveis para uso residencial, situadas no pólo industrial da região de Votuporanga – SP. Como objetivo secundário busca-se aferir a integração da estratégia competitiva com a de produção e, conseqüentemente, apontar os fatores estruturais e infra-estruturais de processo produtivo que dão suporte a essa integração. Para isso, realizou-se revisão bibliográfica dos conceitos de estratégias competitivas e de produção, além de um estudo da história e características da indústria moveleira no Brasil e da região de Votuporanga - SP. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo em onze empresas que consistiu de um levantamento descritivo exploratório. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria das empresas é considerada pequena, as quais mantêm linhas variadas de móveis retilíneos com estilo tradicional. A comercialização ocorre em um mercado amplo com pouca ou nenhuma diferenciação do produto, caracterizando a atuação da estratégia competitiva de menor custo. Os objetivos de desempenho de produção mais praticados pelas empresas são a qualidade do produto final e o custo. Contudo, os dados analisados indicaram a ausência de sistemas de medidas e a utilização de programas de treinamento voltados para a gerência da qualidade, que sustentam a esta prioridade competitiva. Além disso, encontraram-se diversos fatores que poderiam impedir o alinhamento da estratégia competitiva de menor custo com a prioridade competitiva custo. Não obstante, verificou-se que algumas decisões de produção tenderam a influenciar a redução do custo de fabricação. Concluiu-se que essas decisões são planejadas visando o curto prazo, inexistindo, assim, técnicas e práticas precisas para alcançar vantagens competitivas de menor custo no médio e longo prazos.
Título em inglês
Alignment of competitive strategies with the manufacturing strategies: case studies at the furniture cluster in Votuporanga - SP
Palavras-chave em inglês
competitive priorities
competitive strategy
cost
furniture industry
production strategy
quality
Resumo em inglês
This work aims at investigating the existence of competitive strategies within the Home Wooden Furniture Industry at the industrial cluster in the city of Votuporanga (SP). As a secondary objective, the integration of competitive strategies with the production strategy were assessed, so that structural and infra structural factors of the productive process for this integration could be pointed out. To this end, a survey on the concepts of competitiveness and production strategies was presented as well as an overview on the Brazilian furniture companies history and characteristics, especially that of Votuporanga area. A case study was carried out on 11 furniture factories at Votuporanga area, which consisted of a descriptive-exploratory methods. The results have shown that the majority of the factory is considered small industry, which produce a varied number of straight line-like furniture of traditional style. The trading occurs in a broad market with little (or none) product differentiation, which is a clear indication of the ‘least cost’ competitive strategy. The production performance objectives pointed out by the companies were the quality and the lowest cost. However, the data analysis has shown the lack of both measurement systems and employment of training programmes towards quality management which could support competitive priority of quality. Moreover, there have been found some impeding factors for the alignment of the least cost competitive strategy with the production performance objective of lowest cost. Nonetheless, it has been noticed that some decisions adopted in the production line seemed to have influenced the reduction on manufacturing costs. Then, it can be inferred that such decisions are only envisaged for the short run, where neither precise techniques nor practices take place. This prevents competitive advantages of lowest cost from being achieved on either a medium or a long run.
 
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Data de Publicação
2005-04-07
 
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