• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-15032016-141903
Documento
Autor
Nome completo
Patricia Carla Di Giovanni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2001
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Haydée Torres de (Presidente)
Schalch, Valdir
Sorrentino, Marcos
Título em português
Educação ambiental e resíduos sólidos: um estudo de caso junto à uma comunidade rural (São Carlos, SP)
Palavras-chave em português
Comunidade (ambiente) rural
Educação ambiental
Resíduos sólidos domiciliares
Resumo em português
O presente projeto teve por objetivo o desenvolvimento de propostas e implementação de ações mitigadoras em área rural enfocando o tema habitacional "estudos sólidos" (lixo), por meio de um Programa de Educação Ambiental, junto à população residente na Colônia da Fazenda Canchim (33 famílias num total de 126 pessoas), inserida em uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pecuária Sudeste), em São Carlos, SP. Inicialmente foi realizado o levantamento de dados históricos e geográficos da área e, em seguida, a caracterização sócio-cultural da comunidade, incluindo a investigação da percepção com relação ao seu ambiente mais próximo, possibilitando a construção do cenário onde se desenvolveu o trabalho. O perfil sócio-cultural foi o indicador do tipo de integração entre os indivíduos que formam o grupo, no sentido de entender a participação coletiva e o espírito de cooperação, e de conhecer o sistema de atitudes e modos de agir, os costumes, o saber, enfim, o grau de compreensão das interrelações entre a comunidade e o ambiente. O levantamento das diferentes formas de utilização antrópica do sistema ecológico forneceu subsídios para propor alternativas que visam uma ocupação do espaço e que levam em consideração os princípios ecológicos. Estes dados foram obtidos por meio da análise documental do acervo da Embrapa Pecuária Sudeste, relativa aos temas de interesse, observação direta, entrevistas e desenhos (mapas mentais). A partir deses resultados, foi elaborada uma proposta de atividades sensibilizadoras para serem desenvolvidas junto à população. As atividades foram concentradas na elaboração de cartazes, palestras, exibição de vídeo e passeios orientados. Essas atividades permitiram a discussão da problemática ambiental e o levantamento de possíveis soluções, a partir da reformulação de comportamentos humanos e resgate de valores. Como ação mitigadora de impacto ambiental ) foi desenvolvido, na área de estudo, o sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos (metal, papel, vidro e plástico) sob a forma de postos de entrega voluntária (PEVs), como a melhor solução diante da problemática apontada pelos moradores, tendo contribuído para a melhoria da qualidade de vida e qualidade ambiental.
Título em inglês
Environmental education and solid waste: a case study with rural community (São Carlos, SP)
Palavras-chave em inglês
Environmental education
Rural community (environment)
Solid waste
Resumo em inglês
The objective of this work was to develop proposals and to implement mitigation activities in rural area, related to the environmental issue solid waste, trough an environmental Education Program with the population at the Canchim's farm (33 families, 126 people), from Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pecuária Sudeste), São Carlos - SP. The work started with a survey of historical and geographical data of the area, the socio-cultural characterization of the community and the research of their perception of their relation with the surrounding environrnent. This survey allowed to locate the population under study in space and time, and to build up the work scenery. The social profile was the indicator for the kind of integration among the individuals in the group, to understand the colective participation and the cooperation spirit. The cultural aspects allowed to know the system of atitudes, the ways to act, the behaviours, the knowledge, the degree of understanding the relationship between community and environment. The survey of the various kinds of anthropic use of the ecological system gave support to the alternative proposals to settle the space, considering the ecological principles. These results were obtained by searching documents at library of Embrapa Southeast Cattle, related to the studied thema, direct observations, interviews and brainstorms. A proposal of sensitize activities was build up on these results, to be applied to the local population. The activities were focused on the production of posters, folders, speaches, movies and monitored walkings. These activities raised the discussion on the environrnental matter and the survey of possible solutions, based on the the rescue of human values and the change of behaviour. The forwarded environmental mitigation activity was the selective disposal of solid wastes (metal, paper, glass and plastic) at Voluntary Delivery Points (VDP), as the best solution for the by population selected main problem, with increase of local life quality.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-03-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.