• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2005.tde-29052007-161607
Documento
Autor
Nome completo
Daniele Marques Andolfato
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2005
Orientador
Banca examinadora
Ferraz, Antonio Clovis Pinto (Presidente)
Françoso, Maria Teresa
Simões, Fernanda Antonio
Título em português
Racionalização do transporte público por ônibus da cidade de Jaú
Palavras-chave em português
Integração no transporte coletivo
Transporte por ônibus
Transporte público
Resumo em português
Este trabalho enfoca o transporte público coletivo da cidade de Jaú. Os objetivos precípuos da dissertação são: fazer um diagnóstico do sistema de transporte por ônibus, no tocante à qualidade e à eficiência; e apresentar um projeto de racionalização do sistema (melhoria da qualidade e da eficiência). Os problemas mais graves verificados no diagnóstico foram os seguintes: existência de áreas ocupadas com acessibilidade insatisfatória (situadas além da distância aceitável da rede de linhas), superposições de áreas de influência das linhas, grande intervalo entre atendimentos devido ao excesso de linhas, ausência de integração tarifária, integração física precária, lotações baixas nos períodos fora dos picos, acúmulo de ônibus nos pontos de parada devido à coincidência de horários de diversas linhas, atrasos excessivos na área central, falta de abrigos na maioria dos pontos de parada, etc. No plano de racionalização desenvolvido foram previstas as seguintes principais ações: reestruturação da rede de linhas com a diminuição da quantidade de rotas e eliminação das superposições e faltas de cobertura espacial adequada, redução do intervalo entre atendimentos nas linhas, implantação de estação central fechada para promover integração física e tarifária, pavimentação/recapeamento de alguns trechos de vias, melhoria da sinalização viária nas ruas utilizadas pelos ônibus, melhoria do sistema de informação ao usuário, implementação de programação operacional racional, etc. Em termos de eficiência, os principais benefícios do sistema proposto são: redução da frota de 21%, redução da quilometragem percorrida de 18% e redução do custo de operação de 20%. No tocante à qualidade, os principais ganhos são: melhoria da acessibilidade (cobertura espacial), redução do intervalo entre atendimentos, redução dos tempos de viagem, promoção de integração tarifária, promoção de integração física adequada, aumento do número de abrigos nas paradas, melhoria da superfície de rolamento das vias utilizadas pelos coletivos, etc.
Título em inglês
Lean procedure for the collective public transport of the city of Jaú
Palavras-chave em inglês
Public transport
Systems of integrated urban transports
Transport by bus
Resumo em inglês
This work focuses the urban collective public transportation system by bus of the city of Jaú. The main objectives of this work is to make a diagnostic of the system in terms of quality and efficiency and to present a plan in order to improve the quality and efficiency of the transit system. The main problems faced on the diagnostic were: inadequate space covering, overlapping of bus attendance, long headway between vehicles due to an exaggerate number of bus lines, absence of fare integration, deficient physical integration, low occupation of bus in non peak periods, bus traffic jam at bus stops due to inadequate schedule, huge delays in the central area due to traffic jam, lack of shelters at bus stops, etc. In the developed plan were proposed the following main actions: reorganization of the bus transit netword with reduction of the routes number and the elimination of overlapping of bus routes and the lacks of spatil covering service, reduction of the headway in the routes, implementation of a closed central station to promote physical and fare integration, pavement/rehabilitation of road pavement, improvement of system signs in bus streets, implementation of a rational operational programming, better distribution of the vehicles to the whole city; etc. In terms of efficiency, the main benefits of the proposed system are: fleet reduction 21%, total mileage reduction of 18% and operation cost reduction of 20%. Concerning to the quality, the main gains are: better space covering, small headway in the bus routes, travel time reduction, implementation of physical and fare integration, increase of the number of bus stops shelters, improvement of the rolling surface on bus streets, etc.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DMA.pdf (1.38 Mbytes)
Data de Publicação
2007-06-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.