• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2002
Orientador
Banca examinadora
Ferraz, Antonio Clóvis Pinto (Presidente)
Lima Júnior, Orlando Fontes
Raia Júnior, Archimedes Azevedo
Título em português
Qualidade do transporte público urbano por ônibus na cidade de Jaú
Palavras-chave em português
Qualidade
Transporte público por ônibus
Usuário
Resumo em português
No presente trabalho é apresentado um diagnóstico coletivo em Jaú, sob a ótica da qualidade, bem como feitas algumas propostas em nível estratégico para a melhoria desse sistema de transporte na cidade. A avaliação da qualidade é feita de forma abrangente, através da comparação das características do sistema existente com padrões de qualidade considerados satisfatórios no meio técnico e aplicação de pesquisa com os usuários, pessoas da comunidade e membros de governo municipal. O diagnóstico mostra que os parâmetros acessibilidade à rede de linhas e comportamento dos operadores apresentam boa qualidade; os parâmetros tempo de viagem, freqüência nos períodos de pico, lotação e estado de vias, qualidade regular; e os parâmetros frequência nos períodos normais, características dos veículos, características dos pontos de partida, sistema de informação aos usuários e transbordabilidade, qualidade insatisfastória. De maneira geral, a qualidade do sistema de transporte coletivo de Jaú pode ser classificada como regular. As principais diretrizes estabelecidas para a melhoria do sistema são: readequação do desenho de rede de linhas; colocação de rádios de comunicação nos ônibus e implementação de uma central de controle operacional; renovação da frota com aquisição de ônibus com "design" moderno e tecnologia mais apropriada; sinalização adequada dos pontos de parada e colocação de abrigo e bancos nos locais de maior movimento; colocação do número e do nome das linhas e horários nos pontos de parada; distribuição gratuita de folhetos com os horários e itinerários das linhas; implementação de um novo terminal central fechado para proporcionar integração física e tarifária no sistema; suavizar as valetas e as lombadas mais pronunciadas localizadas nos trajetos dos ônibus e sinalizar adequadamente as vias por onde circulam os ônibus.
Título em inglês
Quality of the public transportation by bus in the city of Jaú
Palavras-chave em inglês
Public transportation by bus
Quality
Users
Resumo em inglês
In the present work a diagnosis of the collective public transportation in Jaú is presented, under the quality optics, as well some proposed in strategic level for the improvement of that transport system in the city are made. The evaluation of the quality is made in an including way, through the comparison of the existent system characteristics with quality patterns considered satisfactory in the technical area and research application with the users, the community's people and the municipal government's members. The diagnosis shows that the parameters network accessibility of lines and behavior of the operators presents good quality; the parameters time of trip, frequency in the peak periods, capacity and state of the roads, regular quality; and the parameters frequency in the normal periods, characteristics of the vehicles, characteristics of the bus stop, system of information forsers and transbordability, unsatisfactory quality. In a general way, the quality of the public transportation system of Jaú can be classified as regular. The main established guidelines for the system improvement: readapt of the network drawing; install radio communication in the buses and implementation of a operational control headquarters; renewal of the fleet with the bus acquisition with modern "design" and more appropriate technology; appropriate traffic signs in the bus stop and shelter placement and banks in the places of higher movement; placement of the number and of the name of the tines and schedules in the bus stop; free distribution of pamphlets with the schedules and itineraries of the lines; implementation of a new central terminal closed to provide physical and tariff integration in the system; to soften the gutters and more pronounced ramps in the itineraries of the buses and to sign the roads appropriately through circulate the buses.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-10-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.