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Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Eliane Viviani
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1998
Orientador
Banca examinadora
Sória, Manoel Henrique Alba (Presidente)
Balbo, José Tadeu
Brega, José Remo Ferreira
Ferraz, Antônio Clóvis Pinto
Silva, Antônio Nélson Rodrigues da
Título em português
A utilização de um Sistema de Informação Geográfica como auxílio à gerência de manutenção de estradas rurais não pavimentadas
Palavras-chave em português
Avaliação da superfície
Defeitos
Estradas não-pavimentadas
Sistema de Informação Geográfica
Sistemas de gerência
Resumo em português
As estradas rurais não-pavimentadas constituem significativa parcela da rede rodoviária do Brasil, e a responsabilidade pela manutenção de grande parte delas está nas mãos das administrações municipais. Por outro lado, a tecnologia dos Sistemas de Informações Geográficas (SlGs) apresenta-se como ferramenta promissora em atividades que envolvem manuseio e análise de informações, sendo uma ferramenta destinada especialmente para atividades que envolvem planejamento e gerência, podendo servir como poderoso auxílio na tomada de decisões. Assim, procurou-se analisar o potencial de utilização de um SIG como meio de se armazenar e manipular informações referentes às vias não-pavimentadas, conduzindo diferentes análises com as bases de dados, com vistas a um futuro auxílio a um sistema de gerência de manutenção. Fazendo-se uso das ferramentas do SIG, para cada segmento de estrada inspecionada no campo, foi possível atribuir, graficamente, características distintas em função de suas classificações. Também, trechos considerados críticos foram facilmente identificados através do procedimento de consulta condicionada. Um modelo digital do terreno foi usado para avaliar o relevo da área de estudo, e sua possível influência na classificação da via. Os tipos de solos também foram utilizados para análise. Quanto à inspeção de campo, foi adotado um método para o cálculo da condição da via. Apesar das dificuldades com a aquisição de dados básicos e com a não completa adequação do método de avaliação das vias às condições locais, pôde-se constatar que a utilização da tecnologia dos SIGs é muito útil, podendo vir a ser uma grande ferramenta de auxílio à gerência de manutenção de estradas rurais não-pavimentadas.
Título em inglês
The use of a Geographic Information System a tool to aid in the maintenance management of rural unpaved roads
Palavras-chave em inglês
Distresses
Geographic Information System
Management systems
Surface evaluation
Unpaved roads
Resumo em inglês
Unpaved roads constitute a large portion of the total road network in Brazil and the responsibility of maintaining a significant share of them is in the hands of local governments. On the other hand, Geographic Information Systems (GISs) technology presents itself as a promising tool in activities involving information handling and analysis, being particularly suited to planning and management related activities, where it serves as a powerful aid in decision making. This study analyzes the potential use of a GIS as a means to store and manipulate information on unpaved roads. Several analyses are made using data stored in the database with the objective of providing future support for a maintenance management system. Different characteristics were attributed graphically for each segment of road inspected in the field based on GIS tool classifications. Furthermore, stretches of road considered critical were easily identified by means of the conditional querying procedure. A digital terrain model was used to evaluate the relief of the area under study and its possible influence on the road's classification. The soil types were also used in the analysis. With regard to the field inspection, a method was adopted to calculate the road's conditions. Despite the difficulties involved in acquiring the basic data and the fact that the road evaluation method was not entirely suitable for the local conditions, it was possible to acertain that the GIS technology is very useful and that it can become a great tool to aid in the maintenance management of rural unpaved roads.
 
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Data de Publicação
2018-02-02
 
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