• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2001.tde-27072001-083441
Documento
Autor
Nome completo
Cesar Antonio Aparicio Sánchez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2001
Orientador
Banca examinadora
Lirani, Joao (Presidente)
Rade, Domingos Alves
Varoto, Paulo Sergio
Título em português
Estudo de impacto usando elementos finitos e análise não linear.
Palavras-chave em português
método dos elementos finitos
problemas não lineares
teste de impacto
Resumo em português
Quando ocorre uma colisão, o comportamento estrutural de veículos, componentes ou sistemas mecânicos é analisado através de um parâmetro chamado crashworthiness, conceituado como a capacidade ou habilidade de uma estrutura, ou parte dela, de absorver energia cinética (resultante de impacto) e manter o colapso sob controle, mantendo a integridade no espaço do(s) ocupante(s). Este parâmetro pode também ser determinado para outro tipo de estruturas, como por exemplo, dispositivos de armazenamento de material (containers). Esta dissertação apresenta uma revisão bibliográfica sobre crashworthiness e o comportamento de estruturas quando submetidas a ensaios de impacto. Apresentam-se conceitos, histórico, evolução e principais áreas envolvidas. Destaca-se a utilização de programas de modelamento por elementos finitos na simulação e análise de colisão. Simula-se e analisa-se o impacto de modelos simplificados de container, típicos para o armazenamento de material radioativo, em queda livre contra uma superfície rígida, utilizando o software de elementos finitos ANSYS/LS-DYNA numa análise dinâmica explícita, apresentando-se resultados e conclusões e sugestões para trabalhos futuros.
Título em inglês
Impact study using finite element and non-linear analysis.
Palavras-chave em inglês
crash test
crashworthiness
drop test
finite element method
Resumo em inglês
The structural behavior of a vehicle or a mechanical system during collision is a very complex event. To analyze this behavior it's necessary to submit them to crash tests. These tests are made for the determination of the structure behavior and measure the kinetic energy absorption capability of a structure produced during a collision. This parameter is known as crashworthiness. In this work it is made a bibliographical review about crashworthiness and the behavior of structures under impact tests. Also, concepts, historical, evolution and the main involved areas are presented. The use of software's of finite elements in modeling and analyze of impact tests its highlighted. The drop test of a model of container, typical to storage of radioactive waste, is performed using the software of finite element ANSYS/LS-DYNA in an explicit analysis. Results, conclusions and comments for futures works are presented.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2001-09-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.